Parlamentares da bancada do PT na Câmara lamentaram a morte de José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e lhe prestaram homenagens no plenário. Alguns criticaram as manifestações de intolerância ocorridas no velório de Dutra, consideradas atos de desrespeito.
O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) lembrou o “grande companheiro José Eduardo Dutra, companheiro de luta, um grande gestor, que presidiu nosso partido, coordenou a primeira campanha da Presidente Dilma, um grande militante dos movimentos sociais, amável, solidário, gentil”.
Já o deputado Padre João (PT-MG) solidarizou-se com a mãe do ex-Presidente do PT e manifestou indignação com o desrespeito de alguns que, no velório, promoveram panfletagem com cartazes contra o PT. “Uma coisa absurda o comportamento do setor da elite brasileira que está em todos os lugares, não respeitando o velório, a viúva, nem a mãe com a dor da perda de um filho”, disse .
Para o deputado Marcon (PT-RS), é inconcebível a falta de respeito ocorrida no velório do ex-senador. “ Nós podemos ter divergências, mas não podemos perder a vergonha na cara. Precisamos ser humildes e humanos nessas horas, e não debochar na frente de um caixão. Por que não fazem isso com os vivos? Porque são covardes”.
Solidarizou-se com os familiares de José Eduardo Dutra, o deputado Valmir Assunção (PT-BA). “Como militante do PT, quero deixar meu abraço e minha solidariedade a todos os familiares, porque, se hoje nós estamos governando este País, ele cumpriu um papel importante na Oposição, naquele período”.
O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) lembrou a trajetória do ex-senador. “ Ele realizou um grande trabalho não só como dirigente, militante, mas também como Senador da República. Nossos sentimentos e nossa solidariedade à família do nosso companheiro “.
Já o deputado Zé Geraldo (PT-PA) elogiou Dutra, “homem que fez política com p maiúsculo, ajudou o Partido dos Trabalhadores, foi senador, Presidente do PT, Presidente da Petrobras enfim, um cidadão que deixou o exemplo de como se faz política séria neste País”. Também o deputado Leo de Brito (PT-AC) solidarizou-se com os familiares do ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra.
PT na Câmara