Petistas sinalizam com mediação para fim da greve nos Ifets

artur bruno - emiliano - waldenor_D1A greve dos professores e servidores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) dominou os debates da Comissão de Educação e Cultura da Câmara nesta quarta-feira (5). Deputados do PT que integram o colegiado sugeriram que a comissão “busque caminhos de mediação” junto ao Ministério do Planejamento para que a greve não prejudique ainda mais os estudantes.

Os deputados Artur Bruno (CE), Emiliano José (BA) e Waldenor Pereira (BA) descartaram, no entanto, qualquer intransigência do Ministério do Planejamento em dialogar com representantes do movimento grevista, que alega falta de “sinalização” do governo para encerrar o movimento que já dura 62 dias.

Arthur Bruno, que também integra a Subcomissão do Piso Salarial Nacional do Magistério, se colocou à disposição dos grevistas para marcar uma reunião com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira.

“Se a condição é marcar uma data para negociar os pontos da greve dos professores e servidores dos Institutos Federais de Educação, no Ministério do Planejamento, não vejo dificuldade de ligar para o secretário Duvanier. Aguardo apenas um a resposta do movimento grevista”, ponderou.

A reivindicação da categoria está centrada em três pontos: gestão democrática, valorização dos profissionais com reposição de 7% referente às perdas salariais e infraestrutura adequada à expansão dos centros federais.

Durante o debate, os deputados registraram o avanço da educação no país nos governos Lula e Dilma, ” maior do que em 100 anos”.

“No governo Lula foram implantados 154 Ifets e até o final do governo da presidenta Dilma Roussef, mais 201 instituições. Em contrapartida, a instalação dos institutos federais foi proibido no governo FHC”, afirmou o deputado Waldenor Pereira.

Já o deputado Pedro Uczai (SC) elogiou os governos Lula e Dilma por “cumprirem à risca” o artigo 205 da Constituição Brasileira, que prevê a educação como um direito de todos e dever do Estado e da família.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também