Deputados da bancada do PT na Câmara revezaram-se na Tribuna, nesta quinta-feira (10), para saudar o partido e sua militância pelo aniversário de 31 anos do partido. Os parlamentares destacaram a luta do PT, desde a sua fundação, em defesa dos direitos dos trabalhadores, das minorias, dos movimentos sociais e contra a exclusão social e a miséria no país. Os parlamentares também registraram a homenagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe no ato político de comemoração da data, em Brasília, quando será congratulado com o título de presidente de honra do PT.
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) lembrou os desafios que o PT superou ao longo da sua história. “Primeiro, lutamos contra a ditadura militar, Depois, trabalhamos para auxiliar no processo de redemocratização do Brasil e, a partir daí, nos dedicamos a contribuir para a construção de uma sociedade democrática, crítica, capaz de entender e discutir seus problemas e, sobretudo, livre” ressaltou.
Ao citar a alegria e o orgulho de ser petista, a deputada Fátima Bezerra (RN), afirmou que os sonhos, as lutas e as vitórias só foram possíveis com a ajuda dos militantes. “A militância do PT é a responsável pela construção deste novo Brasil que iniciou no mandato do presidente Lula. Foi também pelas mãos dessa militância que elegemos Dilma Rousseff, a primeira mulher Presidente do Brasil”, afirmou.
Para a deputada catarinense Luci Choinacki (SC), a grande virtude do partido foi permitir o acesso ao poder de pessoas das mais variadas classes sociais. “Temos toda a gratidão pela existência do PT. Um partido que permitiu a eleição de gente humilde, professores, agricultoras, pessoas de diversas funções sociais, pessoas esquecidas que hoje estão em espaços importantes em nosso país”, destacou.
Já o deputado petista Sibá Machado (AC) afirmou que o sucesso alcançado pelo país, sob o comando do PT, está fundamentado na responsabilidade que o partido demonstrou na condução do país. “O pilar desse sucesso está sedimentado no equilíbrio fiscal do país, no desenvolvimento econômico com distribuição de renda e, é claro, no avançar o máximo na democracia, construindo uma relação externa que busca, em primeiro lugar, a solidariedade entre os povos”, ressaltou.
Em relação aos futuros desafios do PT, o deputado Luiz Couto (PB) afirmou que “o PT precisa se aproximar ainda mais dos movimentos sociais e apoiar as reformas política e dos sistemas de segurança pública e penitenciário”. O deputado Padre Ton (RO) destacou que “nas discussões dos grande temas nacionais, como o salário mínimo, a reforma tributária e o Código Florestal, é importante o partido convocar as bases e os movimentos sociais para o debate”.
Também saudaram o aniversário de 31 anos do PT, os deputados petistas João Paulo Lima (PE), Amauri Teixeira (BA), Marcon (RS), Ságuas Moraes (MT), Gilmar Machado (MG) e Benedita da Silva (RJ).
Heber Carvalho.