Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (15), Dia do Professor, para homenagear a categoria. O deputado Artur Bruno (PT-CE) citou o momento de comemoração e, também, de luta, de mobilização. “Estamos lançando a campanha para que todos os governos — federal, estaduais e municipais — invistam os recursos dos royalties para os profissionais da educação, porque, sem profissional remunerado, não teremos educação de qualidade”, disse.
O deputado Eudes Xavier (PT-CE) dedicou seu pronunciamento em homenagem ao Dia do Professor ao militante socialista Florestan Fernandes. “Um homem renomado e simples, que deixou nesta Casa uma história de vida, uma história ideológica e que até os últimos dias da sua vida não negou a tarefa do serviço público”, frisou o petista.
Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), o professor é o elemento básico da construção da sociedade, do conhecimento de todas as profissões. “Registro o nosso compromisso de luta em favor dessa categoria tão importante para o nosso País, responsável pela formação de gerações. Parabenizamos e nos solidarizamos com a luta dos professores de todo o País por salário digno. Achamos que esse é um justo pleito. Todos devemos lutar para garantir dignidade aos professores do Brasil”, disse.
“Dedicamos este dia para homenagear esses profissionais tão importantes para nossa sociedade e que, infelizmente, ainda não possuem o reconhecimento devido, mas esforços vêm sendo feitos para que possamos, através dos recursos do pré-sal, atendê-los com remuneração muito mais adequada e melhores condições de trabalho e de convivência”, afirmou o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI).
Para o deputado Miriquinho Batista (PT-PA), os avanços existem, mas ainda há conquistas. “Sou professor da rede pública do meu estado, o Pará. A nossa categoria tem muito a comemorar, do ponto de visto do que avançou, mas ainda tem muito a conquistar, principalmente no que diz respeito à questão salarial e condições de trabalho. Precisamos cada vez mais ser respeitados”.
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) também homenageou os professores. “Que constroem principalmente uma perspectiva de futuro para este País, para que possamos competir internacionalmente e construir internamente uma Nação que tenha o desejo da democracia e a perspectiva de um desenvolvimento humano cada vez maior”, disse.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) e os deputados Afonso Florence (PT-BA) e Ronaldo Zulke (PT-RS) também parabenizaram os professores na passagem do dia 15 de outubro.
Gizele Benitz