Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta quinta-feira (5) para manifestar indignação com a denúncia de espionagem promovida pelos Estados Unidos no Brasil e defender uma “profunda” investigação sobre o caso.
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) classificou a denúncia como “um dos maiores escândalos diplomáticos dos últimos tempos”. Ele defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. “Acho que a Câmara dos Deputados não pode ficar ausente desse tema. Temos que fazer um debate para poder, ao mesmo tempo em que se dote o País de uma legislação minimamente preventiva desses abusos, construir uma rede de comunicação com o mínimo de segurança, preservando a nossa segurança militar, a nossa segurança tecnológica e a privacidade”, disse.
Para o deputado Francisco Chagas (PT-SP) “é inadmissível” a violação. “Condeno veementemente a espionagem americana ao povo brasileiro. Não é admissível, sob nenhum argumento, que os Estados Unidos violem a legislação internacional e o direito do cidadão em cada País. Não podemos nos calar diante disso, não podemos aceitar tal atitude do imperialismo americano”, ressaltou.
O deputado Luiz Couto (PT-PB) afirmou que é preciso “pedir explicações” ao governo Barack Obama. “Deixo minha preocupação com estes fatos. Eles revelam interesses obscuros. Temos que nos levantar, no sentido de pedir explicações ao atual presidente dos Estados Unidos pelo fato”.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) também condenou a espionagem. “É preciso uma posição firme do governo brasileiro, da presidenta Dilma para que externe ao mundo o repúdio do governo brasileiro a esse tipo de ação e cobre dos organismos internacionais uma moção de repúdio aos Estados Unidos”, frisou.
Gizele Benitz