Petistas querem regulamentar publicidade infantil para proteger crianças

 

CDHEKokayMartaA regulamentação da publicidade infantil no país foi defendida por parlamentares do PT, no 1º Seminário Infância Livre de Consumismo realizado nesta quinta-feira (9) pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. 

“A proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos é uma demanda legítima da sociedade. Não há paternalismo, muito menos censura. Queremos apenas debater o assunto e evitar que as crianças continuem bombardeadas pelo consumismo exagerado, principalmente nas datas especiais, como o Dia das Crianças, por  exemplo”, ressaltou o presidente do colegiado, deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Durante o evento, a coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos da Criança e Adolescente, Erika Kokay (PT-DF), reiterou a necessidade da proteção integral à criança e ao adolescente, que ainda está em fase de desenvolvimento físico, mental, moral e social. A proteção está  prevista na Lei 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo a deputada, “não podemos tratar as crianças  como objetos e porta de entrada para uma lógica consumista”. Ao defender a mudança na legislação sobre o tema, Erika Kokay, lembrou que as crianças brasileiras, com idades entre quatro e 11 anos, passam em média 5 horas diárias em frente à TV, de acordo com o Painel Nacional de Televisores do Ibope 2007. “ Quase metade das propagandas veiculadas são sobre alimentos de fácil consumo e 80% deles são pobres em nutrientes’, ilustrou a petista.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), presente ao debate,  devem participar da agenda legislativa brasileira temas como o consumo dos alimentos, do álcool e das drogas. “A regulação desses temas deve ser feita. Não há qualquer risco à liberdade de expressão. Pelo contrário, ela é democrática e deve contar com a participação do governo, dos parlamentares e da sociedade para que seja feita de maneira tranquila”, sugeriu.

A primeira vice-presidente do Senado, senadora Marta Suplicy (SP) coordenou o debate sobre “A Proteção Especial e Integral da Infância Frente aos Apelos de Consumo”. Além de definir como “permissiva” a legislação brasileira, no trato das questões da publicidade infantil, e citar países como Suécia e Noruega, que impedem o tipo de propaganda, a senadora petista, destacou a dificuldade dos pais de coibirem o consumo dos produtos e a pressão do mercado, que ganha mais de R$ 130 bilhões por ano.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) também esteve presente ao debate que se estenderá até o final  da tarde com a participação de parlamentares, autoridades governamentais e acadêmicos.

Ivana Figueiredo.

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Ouça o deputado Domingos Dutra (PT-MA) na Rádio PT

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