Os deputados do PT, Nelson Pellegrino (BA), Cândido Vaccarezza (SP) e Assis do Couto (PR) apresentaram na última semana à Comissão de Segurança Pública da Câmara, um requerimento convidando o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, para prestar esclarecimento sobre os altos índices de violência verificados no Estado.
“De acordo com os últimos acontecimentos, faz-se necessária a convocação do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo para prestar esclarecimento da atuação do PCC no Estado, sua ramificação nos demais estados brasileiros e debater o crescente índice de criminalidade no Estado”, diz o requerimento.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, contidos no requerimento, o número de homicídios dolosos (onde há intenção de matar) na capital paulista subiu em janeiro de 2013, atingindo a casa de 16,85%. Foram registrados 416 assassinatos em janeiro de 2013 contra 356 em 2012, no mesmo período. Os latrocínios (roubo seguido de morte) também subiram, o índice chegou a 61,9%.
O texto chama atenção também para a letalidade policial. Segundo dados da secretaria paulista, reportada no texto, no quarto trimestre de 2012, houve aumento de 71% no número de mortes causadas por policiais, comparados com o mesmo período de 2011.
Benildes Rodrigues