Petistas querem convocar ministros para explicar participação em caso de apartamento de Geddel

1Adelmo Solla Fontana

Os deputados petistas Adelmo Leão (MG) e Jorge Solla (BA) protocolaram nesta segunda-feira (28) três requerimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara (CFFC) pedindo a convocação- para prestar esclarecimentos no colegiado- do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Advogada Geral da União (AGU), Grace Mendonça, e do subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha. A votação das petições deve ocorrer na próxima quarta-feira (30). O deputado Henrique Fontana (PT-RS) também protocolou pedido de convocação do ministro da Casa Civil na Comissão de Cultura da Câmara.    

Os ministros e o subchefe da Casa Civil foram acusados pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de participarem- de forma direta ou indireta- das pressões exercidas pelo ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para legalizar o empreendimento de alto padrão no Edifício Lá Vue, em Salvador (BA), cujo licenciamento havia sido embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), subordinado administrativamente ao Ministério da Cultura.

Apesar de ter sido liberada irregularmente pela Prefeitura de Salvador, com o aval da representação do Iphan da Bahia, a obra foi suspensa por determinação técnica do IPHAN Nacional. No parecer ficou constatado que o condomínio ultrapassava o número de máximo de andares permitido.

Segundo a denúncia de Marcelo Calero, Geddel Vieira Lima passou então a pressiona-lo para intermediar a liberação das obras do empreendimento junto ao Iphan, chegando a afirmar que havia comprado um apartamento no condomínio.

Na justificativa dos requerimentos o ministro Eliseu Padilha é convocado porque, segundo Calero, teria “aconselhado” o ex-ministro da Cultura a não tomar uma decisão administrativa- portanto contrária aos interesses pessoas de Geddel- sem antes ouvir a Advocacia Geral da União. Por este motivo, a ministra Grace Mendonça- que comanda o órgão- também é convocada.  

Calero informou ainda que o Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, também o procurou para perguntar se ele já havia encaminhado o caso para a AGU, e que até o presidente da República, Michel Temer, também o aconselhou nesse sentido. O ex-ministro da Cultura disse ainda que chegou a ser convocado para uma reunião no Palácio do Planalto com Temer, e que ouviu dele a informação de que a decisão do Iphan havia criado “dificuldades operacionais” em seu gabinete, uma vez que o então ministro Geddel encontrava-se bastante irritado.     

Cultura– O deputado Henrique Fontana apresentou um pedido de convocação na Comissão de Cultura do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O pedido foi protocolado junto com outros três convites para o Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha; o Procurador Chefe do instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Heliomar Oliveira, e a chefe de gabinete do presidente da República Michel Temer, Nara de Deus.

Segundo Fontana, todos foram acusados por Marcelo Calero de envolvimento na pressão sofrida por ele para liberar a obra do prédio Lá Vue, em Salvador, onde Geddel é proprietário de um apartamento.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100