Petistas querem convocar Chevron para explicar acidente em Campos

ferro e luiz alberto D 1 2111Os deputados Luiz Alberto (PT-BA) e Fernando Ferro (PT-PE) protocolaram, nesta segunda-feira (21),  requerimento junto à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados propondo audiência pública para ouvir a multinacional Chevron a respeito do vazamento de petróleo na bacia de Campos (RJ), ocorrido entre os dias 8 e 15 de novembro.

Em discurso na tribuna da Câmara, Ferro criticou duramente a empresa por conta do acidente. “Esse é o primeiro acidente dessas proporções na costa brasileira. A Petrobras explora petróleo há mais de 40 anos nessa região e nunca aconteceu nada semelhante. Está claro que foram relapsos no uso do método, irresponsáveis, e que usaram técnicas e equipamentos inadequados para fazer essa perfuração. A pressa de ganhar dinheiro dá nesse tipo de coisa”, disse Ferro.

O parlamentar também falou sobre a cobertura da imprensa no caso e defendeu uma punição rigorosa à empresa. “Se esse incidente, ou acidente, tivesse acontecido sob a gestão da Petrobras, o mundo estaria pegando fogo. Mas se trata de uma multinacional poderosa que pressiona os meios de comunicação, que escondem seu tipo de atuação. Essa empresa tem que ser multada de forma rigorosa, porque o prejuízo é muito grande para o meio ambiente e vai demorar  para que aquela área seja recuperada”, acrescentou o deputado pernambucano.

Outro deputado que usou a tribuna para falar do caso foi Amauri Teixeira (PT-BA), que questionou se a Chevron não teria intenções de explorar a camada do pré-sal sem autorização. “Será que é só desleixo da Chevron? Ou é má-fé? Ou é usura? Será que a Chevron, de má-fé, mais uma vez, não iria prospectar de forma indevida o pré-sal, sem estar autorizada?”, indagou Teixeira.

No requerimento de Luiz Alberto e Fernando Ferro estão listados como convidados para a audiência pública o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima; o presidente da Chevron Brasil, George Buck; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O requerimento deverá ser apreciado na Comissão de Minas e Energia em reunião deliberativa nesta quarta-feira (23), a partir das 10h, no plenário 14.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também