Os deputados federais Afonso Florence (PT-BA) e Robinson Almeida (PT-BA) protocolaram na quinta-feira (16), na Comissão de Ética da Presidência da República, representação contra o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que propõe sua exoneração por incompatibilidade com a ética pública. Recentemente, em palestra realizada na Caixa Econômica Federal, Padilha admitiu que o governo escolhe seus auxiliares com base no número de votos que ele pode lhe garantir no Congresso, o que constitui violação ao código de ética e conduta da Administração Pública.
Para o deputado Robinson Almeida, a conduta do ministro da Casa Civil escancara o modus operandi com que o governo de Michel Temer vem agindo nas nomeações dos cargos da alta Administração Pública do país.
Robinson Almeida enfatiza que “a conduta deste governo privilegia apenas os interesses privados, políticos e econômicos, em detrimento do interesse público; um total desprezo à moralidade e ao povo brasileiro”.
O deputado Afonso Florence observa que no caso revelado pelo ministro da Casa Civil, “as regras éticas foram descumpridas e a Representação pretende formalizar a necessidade de urgência na adoção das providências legais”, explica.
Além da adoção de medidas disciplinares, a Representação protocolada pelos deputados federais recomenda à Comissão de Ética da Presidência da República, a exoneração do ministro Eliseu Padilha, já que foi demonstrada a incompatibilidade de suas ações com a ética e a probidade administrativa. O documento também sugere urgência nas medidas a serem tomadas.
Leia a íntegra da representação
Foto: Gustavo Bezerra/Rafael Carlota