Petistas propõem atuação rigorosa da Câmara para apurar crime da Vale em Brumadinho

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) defendem uma atuação incisiva da Câmara nas investigações sobre o crime ambiental da empresa Vale na cidade de Brumadinho (MG), onde, no dia 25 de janeiro, houve rompimento de uma barragem de rejeito da mineradora. O número de mortos em decorrência do rompimento subiu para 150 nesta quarta-feira (6), havendo ainda 182 desaparecidos, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais.

O deputado Pimenta protocolou pedido de Comissão Geral para debater o problema e Reginaldo Lopes, por sua vez, teve aprovado pedido de criação de uma Comissão Externa para acompanhar e fiscalizar as barragens dedicadas à atividade mineradora no Brasil e acompanhar, em especial, as investigações relacionadas ao rompimento em Brumadinho.

Crime ambiental

Na justificativa de Pimenta, a Comissão Geral – quando o Plenário debate assunto relevante ou projeto de lei de iniciativa popular com a participação de diferentes especialistas no tema, além dos parlamentares – é necessária diante do debate nacional e internacional que o crime ambiental de Brumadinho suscitou a respeito de barragens de rejeitos.

Para o líder do PT, “ é preciso, com extrema urgência, debater a viabilidade das barragens a montante e as circunstâncias que levaram ao crime ambiental” em Brumadinho.

Segundo Pimenta, “reconhecidas as características desse modelo de barragem, é preciso, também, que se cheguem aos responsáveis pelo ocorrido, considerando, justamente, os cuidados diferenciados que esse tipo de barragem requer”.

Desastres

Para o líder, a Câmara precisa pensar em formas de “usar suas prerrogativas constitucionais para coibir que desastres dessa magnitude voltem a ocorrer e que seus responsáveis saiam impunes”.

Além do requerimento sobre a Comissão Externa – formada por deputados para representar a Câmara na atividade para a qual foi criada – Reginaldo Lopes propõe também a constituição de Comissão Especial para promover estudos, análises, de projetos de lei (PL 3650/2015, PL 3561/2015, PL 3775/2015, PL 4214/2015, PL 4287, PL 4285/2016) e proposições correlatas que visem à prevenção, fiscalização e responsabilização nos casos de rompimentos de barragens, e desastres ambientais que vem causando serias consequências sociais e tem ocorrido sistematicamente nos últimos anos no Brasil.

Leia mais:

Petistas cobram punição dos responsáveis pela tragédia em Brumadinho e pedem CPI na Câmara

 

Parlamentares do PT exigem punição da Vale e CPIs estadual e nacional no desastre de Brumadinho

Licença de barragem em Brumadinho é anterior ao governo Pimentel, esclarece Odair Cunha

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100