Foto: Gustavo Bezerra/PTNACÂMARA
Nesta quarta-feira (2) a trajetória do político Leonel Brizola foi exaltada por parlamentares de vários partidos em sessão solene na Câmara dos Deputados. A homenagem foi sugerida pela Liderança do PDT em memória aos 10 anos de falecimento do líder político. Após a sessão solene foi será inaugurada a Exposição Brizola: tempos de luta!, no Hall da Taquigrafia da Câmara. Parlamentares da bancada do PT também homenagearam o político.
Os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Amauri Teixeira (PT-BA) e Maria do Rosário (PT-RS), destacaram a marca do governante que deixou um legado para a educação brasileira.
Para o deputado Henrique Fontana, em tempos onde há um processo forte de criminalização da atividade politica, poder subir à tribuna e homenagear o líder gaúcho que fez política de forma honrada e honesta para mudar o País, é uma honra. “Quero homenagear a coragem, a determinação, a coerência e a prioridade deste grande líder político que colocou seu governo e sua ação pública para militar em favor dos mais pobres”, disse.
Fontana ressaltou que a visão política de Leonel Brizola foi incorporada à gestão de Dilma Rousseff. “Os ideias do trabalhismo fazem parte do projeto do governo Dilma. Brizola usou a politica para fazer justiça social. O conjunto de realizações do governo do PT tem forte participação do PDT, como a educação que foi a bandeira que Brizola usou na politica”, disse.
Para o deputado Amauri Teixeira, “o Partido dos trabalhadores tem a digital de Leonel Brizola ao realizar o sonho de transformar o povo pela educação, como a presidente Dilma faz com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, que terá oferta de 12 milhões de vagas num futuro próximo,” disse o deputado Amauri.
A deputada Maria do Rosário destacou a contribuição de Leonel Brizola junto à comunidade do Rio Grande do Sul. “Leonel colocou sua vida à disposição do povo do Rio Grande do Sul. Teve coragem de enfrentar o monopólio da mídia, valorizou o setor público, reposicionou as ações do estado e valorizou as empresas estatais. Além disso, criou mais de uma escola por dia enquanto foi governador,” completou.
Késia Paos