Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a tribuna nesta semana para cobrar do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), urgência na votação do processo de cassação do mandato do deputado afastado e réu no Supremo Tribunal Federal, Eduardo Cunha. O parecer do Conselho de Ética, que recomenda a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar, foi lido em plenário na segunda-feira (8), mas votação, segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência da Casa, foi marcada somente para o dia 12 de setembro.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS), vice-líder do PT, acusou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia de retardar a votação do processo para proteger Cunha. “É insuportável que o atual presidente da Casa decida fechar a Câmara durante a próxima semana para proteger Eduardo Cunha, dentro desse acordo que quer evitar a votação da cassação de Eduardo Cunha. O Brasil não suporta e não aceita isso. Não há justificativa para isso”, disse Fontana.
Para o deputado Zé Geraldo (PT-PA), existe uma negociação em curso entre os apoiadores de Eduardo Cunha, incluindo o presidente temporário e golpista Michel Temer, para livrar Cunha da cassação. “O Planalto e a Câmara articulam um plano para salvar Eduardo Cunha, como já venho denunciando nesta tribuna há meses, que teria dito a um delator sustentar financeiramente 200 deputados federais. Quero repudiar essa negociação para deixar o processo de Eduardo Cunha ser votado somente em setembro. Isso é uma vergonha nacional de vocês todos que são aliados a isso, que apoiaram o golpe, que apoiaram Eduardo Cunha e são apoiadores da corrupção alastrada neste País!”, enfatizou o petista.
Também o deputado Paulão (PT-AL) denunciou o “conluio” para livrar Eduardo Cunha da cassação do mandato. “Há um conluio da Mesa Diretora da Câmara com o presidente golpista Michel Temer, principalmente com o PSDB e o Democratas, no sentido de postergar esse debate, que a sociedade quer priorizar, e que infelizmente esta Casa está colocando debaixo do tapete. Quando colocaremos na pauta, com prioridade, a cassação de Eduardo Cunha?”, questionou.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara
Ouça os deputados Ságuas Moraes e João Daniel na Rádio PT
” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]