Os deputados Chico D’Angelo (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP) ocuparam a Tribuna nesta quinta-feira (5) para manifestar apoio aos petroleiros de todo o Brasil, em greve há cinco dias.
Chico D’Angelo defendeu a ampliação das negociações entre os petroleiros e a direção da Petrobras. “Faço um apelo à direção da Petrobras para que negocie com a Federação Única dos Petroleiros e com os sindicatos e busque uma solução imediata para esse impasse, já que a pauta não é eminentemente econômica, mas tem questões relativas às condições de trabalho dessa categoria tão importante”, ressaltou o petista.
Vicentinho ressaltou a pauta dos trabalhadores. “Chama-se Pauta Brasil. É claro que querem salário, é claro que querem melhores condições de vida, mas lutam em defesa da Petrobras. Lutam contra a não entrega do patrimônio da Petrobras para outros grupos. A defesa da Petrobras é uma pauta fundamental dos trabalhadores, que demonstram o verdadeiro sindicalismo cidadão”, afirmou o petista.
De acordo com Chico D’Angelo, é “muito importante” que se resolva o impasse. “A greve não tem como meta principal o aumento de salários. Mas, sim, melhoria das condições de trabalho; recomposição de efetivos com a readmissão de trabalhadores demitidos; suspensão da venda de ativos; manutenção de empregos e direitos e nova política de segurança do trabalho. A Federação Única dos Petroleiros está junto com os 12 sindicatos espalhados pelo Brasil, inclusive o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, que representa a maior região produtora de petróleo do Brasil — 70% do petróleo é produzido naquela região. Precisamos resolver o impasse”, finalizou o parlamentar do PT.
Gizele Benitz
Fotos: Salu Parente/Gustavo Bezerra