Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (7) para exigir que seja cumprido o pedido de prisão de quatro “caciques” do PMDB: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o senador Romero Jucá (PMDB-RR); o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava Jato. O pedido de prisão foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) há mais de uma semana. O caso está nas mãos do ministro do STF, Teori Zavascki.
Na avaliação do deputado Marcon (PT-RS) estes quatro integrantes do “alto escalão” do PMDB têm de estar presos, porque foram eles que “coordenaram o golpe” contra a democracia.
“Os caciques do PMDB foram os maiores articuladores do golpe que resultou no afastamento da presidenta Dilma. Cunha e Jucá são homens de confiança do conspirador Temer e, com o auxílio de Sarney, um dos homens mais influentes no Congresso Nacional, conseguiram dar prosseguimento ao processo de impeachment de uma presidenta que não cometeu crime, para barrar as investigações contra corrupção, principalmente a Operação Lava Jato. Espero que o Supremo dê o veredito final, e o povo brasileiro também tem esperança de que esses corruptos, esses que não querem passar a limpo o País estejam na cadeia”, disse Marcon.
O deputado Padre João (PT-MG) afirmou que a preocupação da sociedade é de que tudo isso seja “um jogo de cena” já que o pedido de prisão já tem ampla divulgação mas os peemedebistas ainda não foram presos. “Espero que não seja um espetáculo, que não seja um circo, porque esse pedido de prisão, seja do Cunha, do Renan, do Sarney, do Romero Jucá, parece que existia desde terça-feira passada. Então, é estranho, porque com outros agentes políticos não foi assim. Quando perceberam, a imprensa já estava ali e já era a prisão sendo efetuada. Eu espero que isso não seja um jogo de cena, porque senão fica desmoralizada a Procuradoria-Geral da República e o Judiciário”, alertou o petista.
Também o deputado Valmir Assunção (PT-BA) defende que a prisão dos chefes do PMDB seja efetuada. “A imprensa tem dado uma cobertura sobre essa decisão, mas, se isso não se concretizar de fato, vai ser tipo faz de conta e a sociedade brasileira não vai, de forma nenhuma, aceitar essa situação”, ressaltou.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara