A deputada está em Montevidéu, no Uruguai, onde participa do “Foro Internacional de Sindicatos y Partidos Progresistas”. Na noite de quinta-feira (4), Fátima acompanhou o debate “Transformações em risco? Perspectivas e tensões do progressismo na América Latina”, que contou com a presença do ex-presidente Lula, do presidente uruguaio José Mujica e o secretário-geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas – CSTA, Victor Báez. A programação segue durante a sexta-feira, com ciclos de debates e painéis temáticos.
“Abertura do Fórum ontem com Lula e Mujica foi uma verdadeira aula sobre a democracia. O desafio de consolidar e avançar o processo democrático na América Latina”, elogiou Fátima no Uruguai.
Na sexta-feira foram realizados dois painéis. O primeiro: La democratización del Estado y la sociedade e o segundo teve como tema: La economía entre la emancipación y la dependência.
A delegação brasileira é composta pelos deputados Fátima Bezerra e Paulo Teixeira (PT-SP); o ex-ministro e atual diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci; o presidente da CUT, Vagner Freitas; o presidente do Instituto de Cooperação da CUT, Artur Henrique; Diretor da CSA, Rafael Freire; Jean Tible e Yesko Quiroga, ambos da Fundação Friedrich Ebert.
“Apenas começamos a resolver os problemas da América Latina”, afirmou Lula durante discurso no Fórum.
Assessoria Parlamentar