Petistas participam de audiência no STF para tratar de repasses da Lei Kandir a MG

Deputados da bancada federal do PT de Minas Gerais participaram nesta segunda-feira (5) de uma audiência de conciliação no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a proposta do estado para reaver os prejuízos causados aos cofres públicos com a Lei Kandir.

Da bancada federal, participaram a deputada Margarida Salomão e os deputados Odair Cunha, Reginaldo Lopes e Rogério Correia. O deputado Rogério Correia criticou a ausência dos três senadores de Minas, lembrando que só parlamentares da Câmara e da Assembleia Legislativa (de vários partidos, inclusive a maioria da oposição) compareceram ao encontro. Estiveram também na audiência os governadores de Minas, Romeu Zema, e do Pará, Hélder Barbalho.

Asfixia financeira

A Lei Complementar 87, sancionada em 1996, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que ficou mais conhecida como Lei Kandir, isentou o pagamento de ICMS sobre exportações de commodities, como o minério de ferro. A medida resultou em uma perda de arrecadação bilionária para estados exportadores, como Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

Minas Gerais é o estado que mais deixou de arrecadar desde que a lei foi aprovada: segundo cálculos do governo mineiro, nesses 23 anos de vigência da lei R$ 135 bilhões deixaram de entrar nos cofres do Estado.

Grandes empresas se beneficiam com a medida. Um exemplo disso são as grandes mineradoras como a Vale que, por causa da Lei Kandir, deixa de repassar um valor que ajudaria Minas a sair da asfixia financeira. Outras grandes beneficiadas são empresas do agronegócio que também deixam de repassar anualmente quantias bilionárias ao estado e municípios.

Uma lei criminosa

A deputada Margarida Salomão observou que o impacto da lei Kandir é extremamente prejudicial ao estado. “Uma perda que tem sido decisiva para a economia e o desenvolvimento do estado. Não há nada que justifique a continuidade de tal legislação e do desvirtuamento que ela provoca”, escreveu ela no Twitter. “Não há justificativa, portanto, para que os deputados representantes do povo mineiro não se unam pelo ressarcimento desses valores e por medidas que encerrem tais ataques”.

Reginaldo Lopes observou que “Minas Gerais é o estado que mais deixou de arrecadar com essa lei criminosa”, que ele quer ver extinta por uma proposta de emenda constitucional (PEC 361/2017), de sua autoria.

Omissão

O STF reconheceu, em 2016, que o Congresso foi omisso ao não regulamentar uma medida de compensação para os prejudicados e deu um prazo de um ano para que deputados e senadores editassem uma lei complementar sobre o assunto, o que não aconteceu. Em fevereiro deste ano, o ministro Gilmar Mendes prorrogou o prazo até fevereiro de 2020.

Carta de Minas

Na audiência realizada com o ministro Gilmar Mendes, os mineiros encaminharam a Carta de Minas, iniciativa da Assembleia mineira que tenta pôr um ponto final à questão. O documento contém a proposta do Estado para o recebimento do crédito que tem com a União.

Conforme o texto, Minas Gerais dá prazo de 60 anos para receber os R$ 135 bilhões que estima ter deixado de arrecadar desde 2006. Os valores seriam feitos em pagamentos mensais, em 720 parcelas corrigidas pela taxa Selic, que hoje está em 6% ao ano. Quanto às perdas futuras, o Estado abriria mão da metade do montante previsto, para que a União assuma o pagamento.

A Carta de Minas foi assinada pelos chefes dos 3 Poderes (governador, presidente da Assembleia e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais), além dos chefes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Advocacia-Geral do Estado. Também apoiaram a proposta os três senadores por Minas, 38 dos 53 deputados federais e todos os 77 deputados estaduais, além de prefeitos e outras lideranças.

PT na Câmara, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100