A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) tomou posse, nesta quarta-feira (1º), como nova presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em solenidade no Salão Nobre da Câmara. A atividade contou com a presença do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), do ministro da Saúde, Arthur Chioro, da ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Minicucci, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e de vários parlamentares petistas, como o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), e o líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PE).
Para Sibá Machado, o PCdoB está em “boas mãos” e Luciana Santos está “à altura dos desafios do atual momento político” do Brasil. “A deputada Luciana Santos representa uma mudança geracional no comando do PCdoB e, acima de tudo, ela tem todas as condições de dirigir esse importantíssimo partido para a democracia brasileira, que enfrenta um momento difícil, de luta permanente contra setores conservadores que atentam contra o projeto popular que estamos implantando desde 2003 com a colaboração valiosa do PCdoB”, declarou Sibá.
Trajetória – A pernambucana sucede Renato Rabelo, após 13 anos de gestão. É a primeira vez que uma mulher assume a presidência nacional do partido. Entre os desafios que Luciana Santos deve enfrentar na presidência estão: a defesa da democracia e do mandato da presidenta Dilma Rousseff; a defesa da Petrobras como patrimônio nacional; a luta pelas reformas estruturantes para o país ( entre elas a política, tributária, urbana e da comunicação); e pelos direitos dos trabalhadores.
Os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também participaram do evento.
PT na Câmara
Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara