Petistas negociam solução para conflito entre quilombo e Marinha

riodosmacacosIntegrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) estarão segunda-feira (4) na Bahia para mediar conflito entre a comunidade quilombola Rio dos Macacos e a Marinha Brasileira, que reivindica as terras onde está localizado o quilombo.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), presidente da CDH, afirmou que o conflito já se arrasta há muito tempo e disse que, nos últimos dias, a disputa se acirrou. “A diligência vai apurar os relatos de violência que teria sido praticada pela Marinha contra as famílias quilombolas. Esperamos não só ter noção do fato, mas também ajudar na mediação desse conflito”, disse Dutra. Também participam da diligência os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Luiz Alberto (PT-BA) e Valmir Assunção (PT-BA), entre outros.

O Quilombo Rio dos Macacos fica localizado em Paripe, Salvador, em uma área que faz limite com a Base Naval de Aratu. As duas partes lutam na Justiça pelo direito de posse do local. O Quilombo é considerado uma das comunidades mais antigas de descendentes de escravos no Brasil, onde moram e vivem cerca de 50 famílias. A Marinha já conseguiu duas liminares para a expulsão dos moradores, mas a retirada foi adiada pela Justiça.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também