Fotos: Gustavo Bezerra/Salu Parente
Deputados da bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna para manifestar apoio à presidenta Dilma Rousseff e à sua conduta à frente do País . O deputado Fernando Marroni (PT-RS) cumprimentou a presidenta “pela sinceridade, honestidade e coragem com que ela está enfrentando essa conjuntura, e que ficou muito bem expresso no pronunciamento à Nação, no qual ela falou diretamente ao cidadão das dificuldades e que o País sairá, com certeza, dessa crise melhor do que entrou, como sempre”, disse.
Marroni destacou a importância da manutenção do nível de emprego e da renda dos trabalhadores. “Ela está cumprindo o seu destino, que é incluir pessoas no mercado de trabalho, com uma vida melhor”, disse.
Já o deputado Caetano (PT-BA) lembrou que a Presidenta Dilma fez um pronunciamento à Nação, dia 8, quando fez um chamamento ao povo brasileiro. “Fez um chamamento a esta Casa na busca do diálogo, da unidade, para que possamos passar por esta fase, por este período difícil da conjuntura econômica internacional e nacional”, disse.
Lembrou o deputado Caetano que a crise internacional vem de 2008 e teve repercussão no mundo inteiro, inclusive na economia chinesa, fazendo cair o PIB da China durante o ano passado e este ano. “Ao mesmo tempo, registro o esforço que a Presidenta Dilma faz no sentido de trazer a retomada do desenvolvimento econômico. Ela pede o apoio da população brasileira, dos partidos aqui nesta Casa, pede a abertura do diálogo”, disse.
Para o deputado Décio Lima (PT-SC) a presidenta, em seu pronunciamento dia 8, esclareceu que o esforço fiscal é apenas uma travessia para um tempo melhor.
“O Governo Federal espera colocar a economia em ordem já no segundo semestre deste ano de 2015, mas a Presidenta lembrou que, mais importante, no entanto, do que a duração destas medidas será a longa duração dos seus resultados e dos seus benefícios. Que devem ser perenes no combate à inflação e na garantia do emprego. Que devem ser permanentes na melhoria da saúde, da educação e da segurança pública”, disse.
Citou também o deputado Assis Carvalho (PT-PI) o pronunciamento da Presidenta Dilma, em rede nacional de rádio e TV no domingo. “A Presidenta Dilma nos deu a exata noção do momento que vivemos hoje, para que não reste dúvida sobre a real dimensão dos problemas que o Governo e todos nós, brasileiros, enfrentamos. Ela nos apresentou dados concretos que mostram que essa situação não é desastrosa como alguns se apressam em dizer”, afirmou .
Assis disse ainda que a pequena parcela que respondeu negativamente ao pronunciamento, com panelas, o fez num ato que, “sem desconsiderar a sua legitimidade, deixa dúvidas quanto à sua motivação quando fazia panelaço com panelas francesas de 1.500 contos cada uma. Das suas varandas, homens e mulheres proferiam palavras de baixo calão à Presidenta da República, duas varandas de mansões, que a gente já conhece e que nunca aceitou o povo humilde brasileiro conduzindo este País”, finalizou.
Também reclamou da manifestação isolada no dia do pronunciamento da presidenta o deputado Valmir Assunção (PT-BA). Ele queixou-se ada postura da Globo, que “ prestou um desserviço à sociedade, mostrando no Fantástico que as pessoas que estavam apagando as luzes e batendo as panelas contra a Presidente da República”.
Para Valmir Assunção, “estamos vivendo em um País uma luta dos partidos de direita que fazem oposição à nossa Presidenta e uma luta do maior partido da direita brasileira, os meios de comunicação, principalmente a Globo, que quer, de certa forma, colocar um ódio contra o Governo, contra o PT”.
Equipe PT na Câmara