Petistas lamentam morte de Joel Rufino

JoelRufino

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e o deputado Leo de Brito (PT-AC) ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (8) para manifestarem pesar pela morte do professor, escritor e historiador Joel Rufino. Ele faleceu na última sexta-feira (4), aos 74 anos, por complicações após uma cirurgia cardíaca. Joel Rufino também foi presidente da Fundação Palmares.

Autor de mais de 50 livros de ficção e não-ficção, Rufino escrevia para adultos, jovens e crianças, ganhou alguns prêmios por sua literatura e foi indicado mais de uma vez ao Prêmio Hans Christian Andersen, o nobel da literatura infantil.Para Benedita da Silva, a morte de Rufino deixa órfã a cultura afro-brasileira.

“Desde criança ele se encantava com as histórias que a sua avó Maria lhe contava e as passagens da Bíblia que ouvia, junto com os gibis, que lia escondido de sua mãe. Esse foi o tripé da paixão literária do futuro fazedor de histórias”, afirmou.

O deputado Leo de Brito afirmou que Joel Rufino foi um dos grandes ícones da promoção da igualdade racial, do combate ao racismo no Brasil. “Figura central na luta contra o racismo e na defesa do protagonismo da cultura negra no cenário artístico brasileiro, Joel Rufino foi referência de militância intelectual a favor das boas causas do nosso país. Que o seu legado sirva de exemplo e inspiração para os mais jovens na luta contra as desigualdades raciais inseridas no contexto histórico brasileiro”, ressaltou o petista.

Gizele Benitz

Foto: divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex