Petistas iniciam coleta de assinatura para a CPI do “Aecioporto”

AMAURI-MARGARIDA-ASSISCARVALHO-LUCI

A proposta do deputado Amauri Teixeira (PT-BA) de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades na construção do aeroporto de Cláudio (MG), durante o governo do candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), ganhou reforço da Bancada do PT de Minas nesta terça-feira. Todos os deputados federais do PT-MG serão coautores do pedido de CPI. “Já iniciamos a coleta de assinaturas para que o escândalo do Aécioporto seja apurado o mais rápido possível”, afirmou Amauri.

Na justificativa do pedido de CPI, os petistas destacam que a imprensa brasileira vem trazendo nas últimas semanas denúncias sobre o gasto público de R$ 34 milhões, entre contratos e desapropriação, para a construção do Aeroporto de Cláudio, dentro de uma fazenda de um parente (tio-avô) do então governador de Minas Gerais, senador Aécio Neves. Um empreendimento que fica a pouco mais de 30 quilômetros do aeroporto de Divinópolis, que tem a prerrogativa de atender um raio de 100 quilômetros naquele estado.

“A CPI é mais do que necessária  pois, além dos gastos públicos com a construção de um aeroporto privado, há denúncias também de uso ilícito desse Aécioporto”, acrescentou Amauri Teixeira. 

Zona da Mata “A nossa indignação com a construção desta pista, com dinheiro público e por conveniência pessoal é muito grande. Por isso, defendemos a CPI do Aécioporto para apurar esse escândalo”, afirmou Margarida Salomão (PT-MG). Ela enfatizou que na Zona da Mata de Minas Gerais foi construído um aeroporto na região para atender a demanda daquela localidade. “Lamentavelmente nos oito anos governados por Aécio Neves, logo após o governo Itamar, nada foi feito para permitir a operacionalização deste aeroporto e, no entanto, foi construído o aeroporto de Cláudio para atender clandestinamente à família do então governador Aécio”, criticou.

A deputada Margarida enfatizou ainda que o aeroporto da Zona da Mata é estratégico para o desenvolvimento da região. “Mas, com a continuidade dos tucanos no governo mineiro continuamos com a operacionalização precária desse aeroporto”, lamentou. A parlamentar explica que para garantir a logística do local é necessário apenas asfaltar a ligação do aeroporto à BR 040. “São apenas 13,8 quilômetros”, acrescentou.

Desmandos tucano O deputado Renato Simões (PT-SP) também criticou, em plenário, o Aécioporto. “A população de Cláudio não merecia ter sido colocada no mapa político do Brasil  pelo conjunto de desmandos do senador Aécio Neves. Na verdade, a cada dia aumentam ações, denúncias e provas de atividades criminosas no entorno da famosa pista que foi preparada pelo senador tucano para permitir o acesso de seus familiares e amigos às suas propriedades e de sua família.

 Na verdade, afirmou Renato Simões, foi só o aeroporto de Cláudio entrar no mapa político do Brasil para que o inquérito criminal investigando o pouso de aeronaves, helicópteros perseguidos pela Polícia Federal por tráfico de drogas, se vinculasse àquela região. “Como também o resgate das denúncias e constatação de trabalho escravo nas fazendas do entorno, inclusive da família Tolentino, família do senador Aécio Neves”, disse.

Exemplo Da tribuna da Câmara o deputado Assis Carvalho (PT-PI) sugeriu que o candidato Aécio Neves se espelhasse no exemplo da presidenta Dilma Rousseff no método de construir aeroportos no Brasil. “Em vez de construir aeroportos nas suas fazendas ou nas propriedades dos seus familiares, fizesse aeroportos para o povo brasileiro”, enfatizou. O deputado piauiense acrescentou que é dessa forma de governar do PT que ele se orgulha. “Os que fazem com dinheiro público aeroportos em fazendas particulares, eu não sei qual o nome eles dão a isso. Talvez se envergonhem de dizer que isso sim é corrupção”, concluiu.

A deputada Luci Choinacki (PT-SC) também utilizou a tribuna da Câmara para falar do “escândalo. Ela citou que os governos Lula e a Dilma criaram o Minha Casa Minha Vida para garantir moradia para milhões de brasileiros com menor poder aquisitivo. “Já o candidato tucano, Aécio Neves, criou o Meu Aeroporto, Minha Vida.  O Meu Aeroporto, Minha Família”, ironizou.

Vânia Rodrigues

Ouça o deputado Amauri Teixeira (BA) na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também