Parlamentares da bancada do PT na Câmara homenagearam, em plenário, os trabalhadores pela passagem do Dia do Trabalho, 1º de maio. O líder em exercício da bancada do PT, deputado Décio Lima (SC), afirmou “que mais do que um feriado nacional de reconhecimento à força propulsora deste País,
o 1º de maio merece ser lembrado através das grandes conquistas que os trabalhadores hoje têm garantidas pelo governo do Partido dos Trabalhadores, iniciado com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e continuado agora pela nossa Presidenta Dilma Rousseff”.
Décio Lima lembrou “os grandes avanços” para os trabalhadores a partir de 2003, primeiro mandato do presidente Lula. Ele destacou a formalização do mercado de trabalho e a valorização do salário mínimo, entre outros. O governo do PT, acrescentou Décio Lima, “ não tem medido esforços para promover melhores condições e oportunidades para os brasileiros, através de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, que têm promovido uma ampla inclusão social, devolvendo dignidade e cidadania à classe trabalhadora do nosso País”.
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) afirmou que a data é uma das mais importantes no nosso país devido ao histórico de lutas das classes operárias por seus direitos, sobretudo melhores salários e condições de trabalho mais dignas. “O Brasil avançou imensamente no reconhecimento às pessoas que movem a nação. E confesso que tenho muito orgulho de militar em um partido que tem em seu DNA a defesa dos trabalhadores e da justiça social. Parabéns a todos!”, disse.
Para a deputada Luci Choinacki (PT-SC) o 1º de maio foi conquistado com muita luta. Ela defendeu a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. “Porque assim os trabalhadores têm tempo para descanso, ficam menos doentes e produzem mais. Todos saem ganhando”, disse.
O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) também homenageou os trabalhadores pelo 1º de maio.
Gizele Benitz