Foto: Salu Parente
A Câmara dos Deputados rendeu homenagem ao trabalhador brasileiro nesta quinta-feira (15) em mais uma sessão solene alusiva ao Dia do Trabalhador, comemorado no último dia 1º de maio. Os deputados Vicentinho (PT-SP), líder da Bancada do PT na Câmara e Policarpo (PT-DF) foram os signatários da iniciativa. Ambos destacaram em seus discursos a dignidade, a saúde e a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.
“É na bandeira por melhores condições de trabalho que firmamos a luta pelo respeito e dignidade dos trabalhadores e, quando tratamos da saúde e segurança no ambiente de trabalho, pretendemos proteger o direito ao trabalho digno, decente. Aliás, compromisso firmado pelo Estado brasileiro junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, pontuou Vicentinho.
Para o líder petista, essas, entre outras prerrogativas, se definem na promoção do emprego de qualidade, na extensão da proteção social e na redução da vulnerabilidade nos momentos de aceleração ou desaceleração do crescimento econômico. Ele frisou que tudo isso só é possível em função do entendimento de que “um País só se firma com responsabilidade social”.
Para o deputado Policarpo, a dignidade dos trabalhadores só foi conquistada nos últimos 11 anos dos governos Lula e Dilma à frente do Executivo Federal.
“Ambos governos apostaram na valorização dos salários e na formalização dos empregos. Com eles, o salário mínimo aumentou 72,31%, entre 2003 e 2014. Essa valorização teve impacto sobre os demais salários, beneficiando milhares de trabalhadores dos setores público e privado”, afirmou Policarpo.
Segurança e Saúde – Vicentinho destacou a implementação, em 2011, da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). Segundo ele, a iniciativa do governo visa a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
Para o deputado Policarpo, é importante “reconhecer que a criação da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2011, tem ajudado a reforçar a necessidade de adoção de medidas voltadas a aumentar a segurança no trabalho a fim de prevenir doenças”.
Benildes Rodrigues