Petistas homenageiam músico Dorival Caymmi em sessão na Câmara

dorival
Foto: Gustavo Bezerra
 
Os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Emiliano José (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ) e Erica Kokay (PT-DF) participaram nesta terça-feira (10), das homenagens ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que neste ano completaria 100 anos. Sessão solene na Câmara dos Deputados também comemorou o Dia Nacional da África e contou com a presença de representantes de religiões de matizes africanas. 
 
Amauri Teixeira lembrou a fala de Gilberto Gil quando disse que Dorival Caymmi é limão. “Dizer que Dorival é limão significa que ele é sumo puro, é a matriz da música popular brasileira, que valorizou o som negro na música e que influenciou outros compositores como Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque que beberam desse sumo.”  
 
O deputado Emiliano José, que retornou aos trabalhos na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, registrou a influência do artista na MPB e da difusão da cultura baiana. “Dorival Caymmi é a expressão mais fecunda do povo da Bahia. Ele teve a capacidade única de expressar o que é a cultura do povo baiano.” 
 
Numa homenagem inabitual, a deputada Benedita da Silva, que recebeu há pouco tempo o título de cidadã baiana, entoou a canção “Marina”, do compositor, e logo depois lembrou-se da contribuição de Caymmi na preservação da cultura negra. Para a deputada Erica Kokay, “com sua música o artista recortou o povo e a religiosidade, resgatou heróis negros ocultados nos livros de história e tornou visível a brasilidade que carrega a mais profunda identidade do povo baiano.” 
 
Késia Paos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também