Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ainda repercutem, em pronunciamento no plenário, a passagem do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e a luta contra a retirada de direitos proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer.
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) lembrou que o 8 de março é um dia a mais para refletir sobre a trajetória de luta feminina realizada ao longo dos anos. E criticou a proposta de reforma da Previdência do governo Temer que quer retirar direitos das mulheres. “Não bastasse todo o preconceito e a desigualdade já sofridos pelas nossas mulheres, o governo golpista enviou para esta Casa a reforma da Previdência. Com a idade de aposentadoria fixada em 65 anos, as mulheres perderão mais direitos e sofrerão ainda mais com a desigualdade. Mas o que poderíamos esperar de um governo golpista, antidemocrático, elitista e machista?”, questionou o petista.
O deputado Jorge Solla (PT-BA) afirmou que o 8 de março é um dia de luta. “Que marca a resposta das mulheres brasileiras ao governo golpista de Michel Temer, o governo que quer destruir a Previdência Social e os direitos das mulheres, conquistados com muita luta em muitos anos. São conquistas que as mulheres arrancaram na unha, na luta e nas ruas!”, disse.
O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) também ressaltou a luta das mulheres. “Quero homenagear, não só as mulheres parlamentares desta Casa e de todo o Brasil, mas todas as mulheres. Este é um dia símbolo das mulheres que lutam por direito a melhores salários, a uma jornada de trabalho digna e por melhores condições de vida”.
E o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) disse que neste 8 de março é preciso ressaltar a posição contrária às reformas da Previdência e Trabalhista. “Essas duas propostas de reforma do governo Temer são danosas para a classe trabalhadora, sobretudo para as mulheres. Isso demonstra um desprezo muito grande deste governo ilegítimo pelas mulheres, sobretudo pelas mulheres trabalhadoras do nosso País. Nenhum direito a menos!
Também o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. “As nossas mulheres são mães, guerreiras, trabalhadoras e profissionais. Neste ano, o dia 8 de março ganha um contorno especial, mulheres do Brasil inteiro estão nas ruas denunciando a PEC 287, que quer condená-las a trabalharem mais 10 anos, o que vai inviabilizar a aposentadoria das trabalhadoras rurais, e uma reforma trabalhista que vai precarizar mais ainda o trabalho”, enfatizou.
“As nossas guerreiras do campo, das águas e da floresta precisam enfrentar um governo ilegítimo que não reconhece a importância do papel das mulheres e apresenta uma PEC que pretende retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Estamos aqui para dizer não a nenhum direito tirado do povo, não a nenhum direito tirado das mulheres. Viva a mulher brasileira!”, disse o deputado Zé Carlos (PT-MA).
O deputado Wadih Damous (PT-RJ) também homenageou as mulheres brasileiras pelo 8 de março. “Um grande abraço e um grande beijo para as mulheres brasileiras”. Wadih Damous disse ainda que apresentou projeto de lei visando contribuir com uma política de desencarceramento e de dignificação das presidiárias brasileiras. “O projeto visa suspender a execução da pena de presidiárias gestantes, lactantes e que tenham filho menor de seis anos ou deficiente”, explicou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara