Petistas homenageiam e querem fortalecer Defensoria Pública no Brasil

PLENARIOSOLENE030613 

Deputados do PT reafirmaram nesta segunda-feira (3), durante sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, o compromisso de lutar pela aprovação de projetos que tramitam na Câmara e garantem autonomia à instituição que é vinculada ao Ministério da Justiça e conta com apenas 483 defensores públicos em todo o país.   

A proposta de emenda à Constituição (PEC 207/12- Senado Federal) é uma delas. Ela está apensada à PEC 247/13, também do Senado, e ambas garantem a autonomia funcional e administrativa às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.

Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que presidiu a comissão especial destinada a proferir parecer sobre a PEC 207/12, “precisamos fortalecer a Defensoria Pública para garantir os direitos dos mais necessitados”.  A nossa meta, ressaltou Amauri, que também sugeriu a sessão solene, “é garantir a nomeação de todos os concursados da Defensoria Pública da União e lutar pela realização de concurso público que garanta a contratação de mais defensores para o País”, afirmou. Segundo o deputado,  é “ inadmissível” que em pleno século XXI, vários estados, entre eles, Goiás e Santa Catarina ainda não tenham defensores públicos. O Diário Oficial da União desta segunda-feira traz a nomeação de 40 defensores públicos.  

Durante pronunciamento na sessão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) enfatizou o trabalho desempenhado pelos defensores públicos e a luta do Parlamento pela ampliação do número dos defensores que prestam assistência jurídica, integral e gratuita a quem precisa.  Ele também defendeu a votação das PEC’s 207/12 e 247/13. “Tenho certeza de que temos todas as condições políticas para avançarmos no Parlamento e sensibilizarmos o governo federal para ampliar o número de defensores que serão chamados em breve”, disse.  

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) também participou da sessão de homenagem. Além da falta de defensorias públicas, o deputado  ressaltou  a distância a ser  percorrida  pela população carente em busca das defensorias espalhadas no país. “Um lavrador, um pescador, uma quebradeira de coco e um catador de buriti muitas vezes têm que andar 200 quilômetros para fazer uma queixa na comarca e, na maioria das vezes, o juiz marca a audiência e ela não ocorre”, relatou. O deputado, que foi relator da CPI do Sistema Carcerário, lembrou ainda que um dos grandes problemas da superlotação do sistema carcerário é a falta de assistência jurídica. “A superlotação do sistema carcerário leva a rebeliões e à degradação do sistema carcerário por falta de defensor público”, avaliou Domingos Dutra.

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, Gabriel Oliveira elogiou os avanços obtidos em relação ao ano passado.  “O Parlamento aprovou o projeto de lei complementar (PLP 114/11) que regulamenta a autonomia das defensorias públicas nos estados”, afirmou.

  1. coautores da sessão solene os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ).

Leia mais: Comissão Especial sobre a PEC 207/2012

 http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/54a-legislatura/pec-207-12-defensorias-publicas-da-uniao-e-df/conheca-a-comissao/membros-da-comissao 

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100