No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Estabelecido por lei em 2003, o Dia da Consciência Negra lembra o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil. O dia também é marcado pela luta contra o preconceito racial.
Parlamentares da bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna para registrar a passagem da data. A deputada Cida Diogo (PT-RJ) homenageou toda a comunidade negra. “Principalmente o movimento negro organizado do nosso país, que tem se comportado de forma altiva, brava, defendendo os interesses da sua comunidade, lutando pelos seus direitos, buscando garantir políticas públicas que, de fato, avancem na perspectiva da garantia da igualdade racial”, disse.
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) afirmou que a celebração da data é um dever dos brasileiros. “Independentemente de raça ou etnia, reverenciar o povo que se libertou não apenas do cativeiro, mas também de qualquer forma de preconceito racial para ajudar a construir um Brasil para todos, um Brasil de todos. Saúdo toda a comunidade negra deste país”, disse
Gizele Benitz