Parlamentares da Bancada do PT na Câmara elogiaram em discurso no plenário a vitória da socialista Michelle Bachelet, eleita neste domingo (15), a nova presidenta do Chile, com mais de 60% dos votos. Bachelet, que derrotou a candidata de direita Evelyn Matthei, já foi presidenta do Chile entre 2006 e 2010 e retorna ao poder para mais um mandato.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) parabenizou Bachelet pela vitória e destacou que a América Latina vive um momento singular com quatro mulheres ocupando a Presidência da República de quatro importantes países do continente: Brasil, Argentina, Costa Rica e Chile.
“Portanto, é um fato inédito, que mostra a maturidade e o avanço da democracia latino-americana. Vamos reeleger a presidenta Dilma, e o continente vai continuar avançando. Sem dúvida nenhuma, o Brasil inspira esses outros países”, disse Amauri.
Para o deputado Sibá Machado (PT-AC) a vitória de Bachelet é “um sinal” muito positivo. “Ou seja, a chamada direita tradicional dessa região do mundo, que sempre trabalhou com ditaduras e mão de ferro, e que trabalha com sistema de exceção contra a população mais pobre, está fracassada. O retorno de Bachelet, no Chile, mostra que a sociedade vê que os governos mais voltados a um centro-esquerda estão mais bem possibilitados de governar e atender melhor esta população”, analisou o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Ouça a Deputada Erika Kokay na Rádio PT