Petistas elogiam relação “de equilíbrio” Brasil/China

newton lima1_D2Parlamentares da bancada do PT elogiaram em plenário os resultados positivos da viagem da presidenta Dilma Rousseff à China. “Dando sequência ao projeto de transformação que o Brasil vive, dando continuidade ao trabalho do Presidente Lula, que proporcionou o crescimento econômico do Brasil, com distribuição de renda e combate às desigualdades, a visita da presidenta Dilma à China, vem como corolário de um trabalho iniciado em 2002, que multiplicou o volume de recursos nas transações comerciais entre o Brasil e a China de US$ 2 bilhões, valor das importações e exportações em 2000, para US$ 56 bilhões em 2010”, ressaltou o deputado Newton Lima (PT-SP).

De acordo com Newton Lima, a presidenta Dilma Rousseff estabeleceu na sua viagem à China “a perspectiva de construir uma relação com um maior equilíbrio entre os dois países, uma vez que o Brasil exporta matérias primas e commodities e a China, majoritariamente, nos exporta manufaturados”.

Na opinião do deputado Jilmar Tatto (PT-SP) “a visita da presidenta Dilma à China, além de reafirmar essa relação de amizade e de reafirmar que o Brasil está aberto a novos desafios, tanto na Ásia, como na África, na Europa e na América Latina, também busca potencializar e ampliar essa relação, do ponto de vista econômico”.

“Em alguns momentos da nossa balança comercial, o Brasil exportava mais do que importava. Agora ela está bastante equilibrada, em relação à China, que tende a crescer cada vez mais. Temos que fazer um planejamento bastante responsável, para potencializarmos as nossas riquezas, os nossos produtos e expandirmos cada vez mais, principalmente para a China, que representa um mercado promissor e uma população de 1,3 bilhão de habitantes, ressaltou Jilmar Tatto.

Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC) a viagem da presidenta Dilma permitiu a articulação com o mercado chinês de mais venda de alimentos e, mais especificamente, de carne suína. “A abertura da suinocultura é uma vitória para o nosso estado, nosso país, pois é estratégico e fundamental”, disse.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também