Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta segunda-feira (8) para elogiar o lançamento hoje, pela presidenta Dilma Rousseff, do Programa Mais Saúde, que faz parte do Pacto Nacional pela Saúde, firmado recentemente com governadores e prefeitos. Todos foram unânimes em ressaltar a importância do programa para a melhoria da saúde pública, com a ampliação da presença de médicos no interior do país, como resumiu o líder da bancada, deputado José Guimarães (PT-CE).
O deputado Bohn Gass (PT-RS) ressaltou a sensibilidade da presidenta Dilma. “Parabéns à Presidenta por esse programa, por ter se mostrado sensível ao diálogo, às manifestações das ruas e também à necessidade de colocarmos mais saúde e mais médicos no Brasil”.
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) afirmou que o governo federal “tem compromisso com a saúde, está dando respostas e atendendo aos pedidos dos manifestantes que foram para as ruas no último mês”, disse.
Para o deputado Zé Geraldo (PT-PA), o Programa Mais Médicos é urgente e necessário. “Sem dúvida nenhuma, um assunto sério que deverá ser enfrentado por esta Casa, com a urgência e firmeza que o assunto requer, independente das pressões de lobby dos que advogam contrário”.
Na avaliação do deputado José Airton (PT-CE) “a presidenta mostrou o compromisso com o povo brasileiro, com a saúde, que é um dos problemas mais graves, mais gritantes que o povo enfrenta na realidade atual”, disse.
Para o deputado Newton Lima (PT-SP), a presidenta Dilma foi corajosa. “Apresentou uma proposta absolutamente concreta, que prioriza os médicos do País, que amplia vagas nas universidades para residência médica voltada à saúde pública”. O deputado Décio Lima (PT-SC) registrou “com entusiasmo o programa dirigido à saúde brasileira lançado pela Presidenta Dilma”. O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) também parabenizou a presidenta Dilma pela iniciativa.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) ressaltou que, com isso, “a presidenta Dilma já coloca em prática algumas das políticas dos pontos pactuados com as reivindicações populares. Essa é uma medida emergencial e devemos nos preocupar com o avanço da saúde no País, por que os mais pobres têm pressa no acesso a esse direito fundamental”.
Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) a presidenta Dilma “anunciou medidas concretas para atacar um dos principais problemas do Brasil, que é a saúde”.
Gizele Benitz