Petistas elogiam programa do Governo para segurança ao paciente

Os  deputados do PT, Nazareno Fonteles (PI) e Rogério Carvalho (SE), que integram a Comissão  de Seguridade Social  e  Família  elogiaram o  Programa Nacional de  Segurança do Paciente  lançado na segunda-feira (1º)  pelo Ministério da Saúde.  O programa visa  resgatar a confiança dos pacientes  nos serviços de saúde público e privado e evitar incidentes comuns nos hospitais como  quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos. Segundo estudo da Fiocruz, a ocorrência  deste  tipo  de  incidente no Brasil  é  de 7,6% e,  desses, 66% são evitáveis. 
 
Na avaliação de Nazareno Fonteles, ao sistematizar e padronizar aspectos sociais nos hospitais, que beneficiem os pacientes, “o programa evita, conscientiza e, ao mesmo tempo, muda a cultura dos profissionais de saúde em relação aos incidentes que poderiam ser evitados, mas muitas vezes, esquecidos, como por exemplo, lavar as mãos, para evitar infecções e outras doenças”, advertiu o deputado.
 
“A iniciativa é bem vinda. Ela promove um debate  sobre a  relação  usuário,  serviços de  saúde  públicos e privados, profissionais  de  saúde e pacientes ”, afirmou Rogério Carvalho. 
 
De acordo com o programa, os hospitais terão que montar equipes específicas para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam falhas de assistência. O núcleo – que deverá entrar em funcionamento em 120 dias –  será uma referência dentro de cada instituição  a fim de garantir a segurança no atendimento, bem como orientar pacientes, familiares e acompanhantes.  Para o ministro da Saúde,  Alexandre Padilha,  “a  segurança do paciente é um tema na agenda das nossas prioridades”. Por essa razão, a notificação mensal dos problemas associados à assistência passa a ser obrigatória.  A  Anvisa  colocará à disposição de todos os profissionais e serviços de saúde a Ficha de Notificação de Eventos Adversos.  A medida prevê ainda, sanções aos hospitais e a suspensão do alvará de funcionamento a  serviços de saúde que não se adequarem às novas ações. 
 
O Programa estabelece, ainda, a criação do Comitê de Implementação  do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP) composto por representantes do governo, da sociedade civil, de entidades de classe e universidades.  O objetivo é promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção à saúde. 
 
Ivana Figueiredo com agências. 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100