No aniversário de dez anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) os resultados alcançados mostram que o investimento do governo federal mudou a realidade no campo e nas cidades. O PAA recebeu investimentos de R$ 5,3 bilhões para a compra de 4 milhões de toneladas de produtos da agricultura familiar em dez anos.
Os alimentos adquiridos pelo programa são destinados à formação de estoques estratégicos ou ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. O governo vem garantindo o fornecimento de alimentos a centros de convivência de idosos, comunidades terapêuticas, associações beneficentes, creches públicas, hospitais e restaurantes populares. Anualmente, o governo atende mais de 23 mil entidades socioassistenciais. O PAA já beneficiou 3.915 municípios nesses dez anos.
Para a deputada Luci Choinacki (PT-SC) o Programa de Aquisição de Alimentos é um extraordinário mecanismo que tem garantido a segurança alimentar e nutricional. “Com o investimento no programa, o governo federal conseguiu ampliar a distribuição de alimentos para os assentamentos de reforma agrária, creches, escolas, restaurantes comunitários, além de assegurar preços dos produtos, a compra e o fornecimento de alimentos”, disse.
A deputada destacou ainda que 2014 é um ano importante para o setor, por ser o ano da agricultura familiar. E reforçou o apoio do governo Dilma que tem estimulado a política de segurança alimentar.
“O programa tem oferecido empregos no campo e garantido a alimentação das pessoas em situação de extrema pobreza. E, ainda, organiza o polo dos agricultores do campo que produzem os alimentos, com quem recebe a comida, que são os beneficiários do Bolsa Família e as creches públicas”, acrescentou o deputado Bohn Gass (PT-RS). Para ele, o governo Dilma tem cumprido papel estratégico no combate à pobreza. O programa é uma das ações que integram o plano Brasil Sem Miséria.
Em 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, o PAA chega com inovações decorrentes do aprimoramento da gestão e dos avanços. Desde 2013 passou a ser operacionalizado por municípios e estados e atualmente conta com a adesão de 426 municípios em 23 estados.
Equipe PT na Câmara com site do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Foto: Gustavo Bezerra