Os deputados do PT, Givaldo Vieira (ES) e Décio Lima (SC) ocuparam a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (24) para elogiar a iniciativa do Governo Dilma Rousseff que lançou, hoje, o Plano Nacional de Exportação (PNE). O plano vai possibilitar que o Brasil retome o protagonismo no comércio internacional a partir de estímulo e desburocratização do setor. “Este é um plano tem como objetivo fomentar a cultura exportadora no país”, avaliou Givaldo Vieira.
O deputado Givaldo frisou que esse fomento vai possibilitar a diversificação da pauta, focando os produtos de maior densidade tecnológica e aumentará a base de empresas exportadoras – com destaque para ações que promovam maior regionalização das vendas ao exterior.
Givaldo enfatizou que o novo PNE, além da importância que tem para o país, vai contribuir muito com estados como o Espírito Santo que tem o Produto Interno Bruto (PIB), formado em quase 50% pelo comércio internacional.
Para o deputado Décio Lima, a presidenta Dilma lançou um plano “para alavancar as exportações brasileiras”. Ele destacou que a ampliação de recursos previstas no valor de R$ 15 bilhões, “é um dos pontos relevantes do PNE e se baseia no Programa de Financiamento às Exportações (Proex)” .
O petista explicou que o programa tem uma linha de financiamento que possibilita que os exportadores possam ser financiados por instituições financeiras estabelecidas no país ou no exterior. “O Proex arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente”, afirmou Décio Lima.
“O pacote lançado está acompanhando a tendência mundial de crescimento do comércio entre os países, com mecanismos de financiamento, adequando-se às necessidades dos exportadores”, observou o parlamentar.
Benildes Rodrigues
Fotos: Salu Parente/Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara