Petistas elogiam novo inquérito sobre mortes de Marielle e Anderson: Brasil precisa de respostas

Sessão na Câmara Federal, em 2019, cobrou ações do Estado para apurar quem foram os mandantes dos crimes contra Marielle e Anderson. Foto: Gabriel Paiva/Arquivo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou nesta quarta-feira (22) que determinou a instauração de um novo inquérito da Polícia Federal para ampliar a colaboração com as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que conduzia o veículo em que ela estava, em 2018.

O crime completa cinco anos no dia 14 de março e ainda não houve conclusão sobre mandantes e motivações. “Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes”, disse o ministro, ao anunciar a medida nas redes sociais.

Parlamentares da Bancada do PT, que ao longo dos últimos cinco anos cobraram a apuração rigorosa dos assassinatos e a punição dos culpados, usaram suas redes sociais para elogiar a decisão do ministro Flávio Dino.

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), ao comentar sobre a criação da Força Tarefa que unificará trabalho da Polícia Federal, Ministério Público do Rio de Janeiro e Polícia Civil, disse que “já passou da hora dessa execução ser esclarecida e os mandantes do crime punidos”.

“Que venham as respostas! O Brasil quer saber quem foram os mandantes do crime”, desejou a deputada Natália Bonavides (PT-RN), ao elogiar a decisão do ministro da Justiça de determinar a abertura de inquérito na Polícia Federal para contribuir, em nível federal, com as investigações sobre os assassinatos de Marielle e Anderson.

A deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) também exaltou a decisão e destacou que “essa é a diferença de um governo preocupado com os direitos humanos e com a justiça diante dos crimes contra vida!”.

 

“Quem é o mandante do Crime?”

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) afirmou que “já se sabe que um dos assassinos de Marielle e Anderson é vizinho de Jair Bolsonaro no Vivendas da Barra Pesada. Agora que deixou de ser comandada por bandidos, a Polícia Federal vai descobrir quem é o mandante do crime”.

O deputado Paulo Guedes (PT-MG) repetiu a pergunta feita nos últimos cinco anos: Quem mandou matar Marielle? Ele informou que o inquérito na Polícia Federal vai investigar os homicídios de Marielle e Anderson “e de quem está por trás dessa organização criminosa”.

E a deputada Maria do Rosário (PT-RJ) considerou importante a determinação do ministro Flavio Dino. “Já são quase cinco anos sem respostas. O Brasil precisa saber a verdade!”, frisou.

A deputada Denise Pessôa (PT-RS) e os deputados Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), Bohn Gass (PT-RS), Nilto Tatto (PT-SP), Paulo Guedes (PT-MG), Luizianne Lins (PT-CE) e Rubens Otoni (PT-GO) também se manifestaram sobre o assunto e defenderam uma apuração com seriedade e responsabilidade.

Apuração das circunstâncias que envolvem os crimes

O ministro Flávio Dino publicou imagens de uma portaria do Setor de Inteligência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, segundo o qual o delegado Guilhermo de Paula Machado Catramby é o responsável pelo caso. A portaria instaura o inquérito determinando que as investigações apurem todas as circunstâncias que envolvem os crimes.

As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontaram o sargento reformado e expulso da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) Ronnie Lessa como o autor dos disparos, com colaboração do ex-policial militar Élcio Queiroz.

Eles estão presos preventivamente desde 2019 e respondem por duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima) e pela tentativa de homicídio contra uma assessora de Marielle, que também estava no veículo e sobreviveu.

 

Vânia Rodrigues, com Agência Brasil

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também