Petistas elogiam “decisão histórica” de fim do monopólio da Globo em transmitir jogos

ferro e bittar-21-10-10Parlamentares da bancada petista na Câmara elogiaram nesta quinta-feira (21) a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de acabar com a preferência da TV Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A medida, que teve ampla repercussão nacional, foi classifica pelos parlamentares como “histórica”.

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (20), no plenário do Cade, em Brasília, decidiu-se pela extinção de um artifício que garantia preferência à emissora nas negociações. Na prática, o mecanismo permitia à TV Globo a preferência absoluta na transmissão dos jogos, mesmo que outra emissora ofertasse um valor maior pelo direito à transmissão. Neste caso, após abertas as propostas, a emissora era avisada e tinha a oportunidade de cobrir a oferta.

“Isso acaba com o monopólio antidemocrático e injusto da TV Globo em torno de uma das principais paixões nacionais do País, que é o futebol. Essa mudança é saudável, tanto para as empresas do setor, quanto para a população, que poderá assistir aos jogos com mais variedade de transmissões”, avaliou o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Fim do bloqueio – Para o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), a decisão do colegiado é um marco para o fim do bloqueio do mercado de audiovisual brasileiro. “Foi uma decisão lúcida e histórica para o mercado da TV aberta e a cabo. Como estava celebrado o contrato com o Clube dos 13 (União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro), havia um bloqueio intransponível para que qualquer outro agente do setor audiovisual ou emissora de TV tivesse acesso a esse produto, que é uma âncora de audiência no Brasil”, explicou.

A expectativa, segundo o parlamentar, é de que mecanismos semelhantes, que abrem espaço para a livre concorrência, continuem sendo adotados em outros segmentos da telecomunicação brasileira. “Isso desbloqueia o mercado e cria uma nova perspectiva para o setor. É muito ruim para o País ter esse mercado altamente concentrado, com apenas um dos agentes criando mecanismos que impedem a livre concorrência. Temos que acabar com a política hegemônica, que historicamente predominou neste setor”, alertou.

Direitos de transmissão – O Cade também aprovou outras mudanças que mudam drasticamente o cenário para cessão de direito de transmissão dos jogos. A partir de 2012, quando os direitos do Brasileirão entrarem em negociação novamente, as transmissões serão comercializadas separadamente, por mídia. Ou seja, o torneio ganha a possibilidade de ser transmitido por empresas diferentes de TV aberta, TV paga, pay-per-view, internet e até celular.

Por ora, tanto a Globo quanto o Clube dos 13 – os alvos do caso – ficarão sob vigilância do Cade. O acordo celebrado nesta quarta é apenas um termo de cessação de conduta e, caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto.

Edmilson Freitas com agências

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100