Petistas elogiam ações de combate ao trabalho infantil

BeneParlamentares da bancada do PT na Câmara registraram em plenário a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, elogiando as iniciativas do governo federal para o enfrentamento da questão.

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é lembrado desde 2002.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o Brasil hoje é referência mundial pelas estratégias adotadas. “A OIT escolheu o Brasil recentemente para o lançamento do relatório: o fim do trabalho infantil: um objetivo ao nosso alcance, em reconhecimento ao trabalho realizado no País.

Trabalhar é para adulto. Criança quer ser criança! Esse é mais que um slogan, é um compromisso de toda uma sociedade”, disse.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) também ressaltou o reconhecimento da OIT pelas ações implementadas pelo governo brasileiro. “O Brasil tem avançado nesta questão, mas ainda verificamos que as piores formas de trabalho infantil ainda estão presentes, principalmente a exploração sexual, que é uma forma de trabalho escravo. É muito importante o debate sobre essa tema para que possamos estar sempre atentos e, cada vez mais, diminuir o trabalho infantil no País”.

Levantamento – O trabalho infantil diminuiu 13,44% no país entre 2000 e 2010, segundo dados do Censo 2010 divulgados hoje (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra diminuição no trabalho infantil na faixa etária entre os 10 e 17 anos. Em 2010, havia 3,4 milhões de crianças e adolescentes nessa idade ocupados, o que representava 3,9% das 86,4 milhões de pessoas ocupadas com 10 anos ou mais de idade. Em 2000, eram 3,94 milhões.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também