Após o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, parlamentares do PT na Câmara se manifestaram sobre o comunicado.
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) ressaltou o tom de “sinceridade e honestidade” presente no pronunciamento, que detalhou a estratégia adotada pelo país para enfrentar a crise econômica global. “Diversos países no mundo enfrentaram crises políticas e econômicas que estão reconfigurando a ordem global, na qual o Brasil assumiu um papel de liderança nos últimos anos, por exemplo, com o BRICS”, disse Assis, que também criticou a cobertura parcial e negativa da imprensa, que “segue a lógica da governabilidade das classes dominantes”.
Para o deputado Jorge Solla (PT-BA), “no momento em que a população sente os reflexos de reajustes de taxas e preços em seus bolsos, foi fundamental que a presidente Dilma conversasse diretamente com as famílias para explicar que esta situação é passageira e necessária”. O parlamentar baiano ressaltou ainda que o País pode “mostrar ao resto do mundo” como é possível sair da crise econômica internacional “sem o oportunismo das soluções fáceis – que não dão certo –, mas com alguns sacrifícios temporários” e sem cortar programas sociais. “Conquistamos muito nos últimos anos e passar por esse momento será a garantia de um futuro de franca retomada do crescimento, garantia de mais oportunidades e melhores serviços públicos”, concluiu Solla.
“O discurso da presidenta Dilma demonstrou humildade ao mostrar a realidade do Brasil que vivemos. Foi seguro e apontou caminhos, deixando claro seu compromisso com o Brasil”, disse o deputado Adelmo Leão (PT-MG).
Na opinião do deputado Fernando Marroni (PT-RS), a presidenta Dilma falou de “maneira direta e simples e se fez entender”. Citando o difícil cenário econômico internacional, o parlamentar gaúcho avalia que “o Brasil passa por ajustes fiscais necessários e vamos sair dessa – mais fortes – sem desempregar e sem parar de investir. Como a presidenta disse, o Brasil é muito maior do que tudo isso. Venceremos a crise e o pessimismo com a ajuda do povo trabalhador”.
PT na Câmara