Parlamentares da Bancada do PT elogiaram nesta quinta-feira (26) em plenário as negociações do governo federal para o encerramento da paralisação dos caminhoneiros que atinge estradas de vários estados do país desde a semana passada.
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) ressaltou a capacidade do governo federal “de ouvir e negociar” com os trabalhadores. “E também parabenizo os caminhoneiros pela sensibilidade de negociar junto ao governo melhorias para a categoria. Se tinha um governo com capacidade e história para resolver esse impasse, era o governo do Partido dos Trabalhadores”, afirmou o petista.
De acordo com o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) a negociação entre o governo federal e os caminhoneiros “pode encaminhar uma solução no sentido de discutir ponto a ponto a reivindicação dos caminhoneiros, restabelecendo um processo para superar e acabar com a greve”.
O deputado Padre João (PT-MG) destacou que o governo Dilma busca entendimento. “E essa atitude é diferente do jeito tucano de governar. O jeito tucano ignora os trabalhadores e as trabalhadoras e o clamor que vem das ruas. Às vezes, numa situação, quando vêm negociar, quando dão um aceno, fazem isso mais para atender ao poder econômico”, disse.
O deputado Zé Geraldo (PT-PA) também parabenizou o governo. “A presidenta Dilma recebeu os caminhoneiros e discutiu, inclusive, ganhos que a categoria já teve com a lei que a própria Presidenta já sancionou. Ressalto a importância da justa reivindicação dos caminhoneiros, mas também a importância que eles têm para o Brasil. Agora é a hora de darem uma trégua para colocar em prática o que foi negociado”.
Gizele Benitz