Os deputados Eudes Xavier (PT-CE) e José Airton (PT-CE) registraram, em plenário, os 104 anos do Departamento Nacional de Obras contra a Secas (Dnocs).
De acordo com o parlamentar petista, “essa é uma das maiores instituições do Nordeste brasileiro, que serve hoje ao País. O Dnocs é a grande universidade da construção de barragens e de açudes nesse nosso território nordestino”, disse.
Eudes Xavier defendeu ainda a reestruturação do Dnocs. “A medida provisória já está pronta em comum acordo com a bancada do Nordeste e o governo prevendo novos concursos, com dotação orçamentária para as áreas de piscicultura, irrigação e construção de barragens”.
Para o deputado José Airton, “se não fosse o Dnocs, a situação do Nordeste seria de estado de calamidade permanente porque o DNOCS, ao longo desses anos, tem dado uma contribuição muito importante com a construção de açudes. É um órgão que tem dado uma contribuição extraordinária com a implementação de perímetros irrigados e uma contribuição extraordinária inclusive com a pesquisa de piscicultura”, destacou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra