Foto: Divulgação
Os deputados Padre João (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional e Valmir Assunção (PT-BA), integrante da frente, registraram em plenário a participação na 2ª Conferência Internacional sobre Nutrição, realizada em Roma, no início deste mês. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS)
De acordo com Padre João, alguns temas debatidos no encontro de Roma já estão em discussão na Câmara. “Já existem projetos de lei que vêm para amenizar, pelo menos, muitos problemas, como agrotóxicos, açúcares e a alteração das sementes. Temos que resguardar as sementes. Não basta que as pessoas tenham acesso à agua e à terra, mas a semente é fundamental para a produção do alimento que garanta saúde e vida para o nosso povo”, disse.
Para o deputado Valmir Assunção, foi um encontro importante. “Porque identifica a necessidade de cada vez mais haver alimento de qualidade para poder sustentar a população mundial”, afirmou.
Ao final do encontro, os participantes assinaram dois documentos: a Declaração de Roma sobre a Nutrição e o Marco de Ação. A Declaração de Roma sobre a Nutrição responderá às questões e aos desafios atuais relacionados com a nutrição e o Marco de Ação reúne uma lista com 60 recomendações de políticas e estratégias que podem ser incorporadas nos planos dos países.
Também participaram do encontro a deputada Luci Choinacki (PT-SC) e os deputados Assis do Couto (PT-PR), presidente da Comissão de Direitos Humanos, e Pepe Vargas (PT-RS), todos integrantes da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.
Gizele Benitz
Ouça também na Rádio PT