FOTO: ZECA RIBEIRO
A Câmara homenageou nesta quinta-feira (5), em sessão solene, o 149º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil. O deputado Sibá Machado (PT-AC), um dos autores da iniciativa, destacou a importância da Marinha na atuação da defesa nacional e na área de desenvolvimento tecnológico. “A Batalha do Riachuelo tem que ser celebrada, sim, para lembrar que a nossa Marinha foi decisiva na guerra do Paraguai e na configuração territorial que o Brasil tem hoje”, enfatizou.
O deputado Sibá Machado ressaltou o importante papel que a Marinha desenvolve na Amazônia. “Lá no meu Acre não tem como não se lembrar da Marinha e do navio Monte Negro, que presta um serviço de saúde relevante para os povos ribeirinhos”. Sibá citou ainda a importância da Amazônia Azul. “A Marinha é a responsável pela demarcação e guarda das nossas águas territoriais sobre o Oceano Atlântico, onde está localizada a riqueza do nosso pré-sal”.
O líder da Bancada do PT, deputado Vicentinho (PT-SP), prestigiou o evento e destacou a frase do Almirante Barroso – ‘O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever’ – proferido, segundo o deputado, num momento crucial da Batalha de Riachuelo em que as forças brasileiras estavam sendo derrotadas pela Armada Paraguaia.
“Essa frase revela a essência da alma da Marinha Brasileira. A nossa Marinha é constituída de homens e mulheres que dedicam suas vidas para proteger o nosso País, zelando pelas nossas fronteiras marítimas; levando por meio dos ‘Navios da Esperança’ assistência a populações carentes; cuidando da segurança da navegação; atuando nas operações de busca e salvamento e em missões de paz no exterior”, enfatizou.
O líder disse que o papel da Marinha na proteção da soberania nacional torna-se ainda mais importante porque o País possui duas amazônias. A primeira, todo mundo conhece: são 3,2 milhões de km² de floresta e biodiversidade. A outra é a Amazônia Azul, o território submerso na costa brasileira com uma área tem 4,4 milhões de km² de água salgada. “É dessa Amazônia Azul que é retirado 90% de nosso petróleo e por ali passa 95% de nosso comércio exterior”.
A sessão solene foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que também fez questão de falar da importância estratégica da Marinha, de modo especial na proteção das fronteiras brasileiras. “A nossa Marinha tem um papel protagonista não só na guerra, mas também no desenvolvimento de tecnologia bélica e em avanços sociais”, afirmou.
Chinaglia lembrou ainda que a Marinha foi a primeira das três Forças Armadas a aceitar mulheres em seus quadros. “É fundamental também o atendimento hospitalar e social que a Marinha garante a cerca de 60 mil ribeirinhos na Amazônia”, conclui.
Vânia Rodrigues