Petistas destacam fundamentos econômicos do Brasil e refutam ataque especulativo

vicentinhoberzoininlima
Fotos: Gustavo Bezerra
 
Os deputados Vicentinho (PT-SP), líder do PT na Câmara, Ricardo Berzoini (PT-SP) e Newton Lima (PT-SP) foram unânimes em avaliar positivamente a economia brasileira e rechaçar a avaliação negativa da agência Standard&Poor´s (S&P). Para eles, a economia está “robusta”, com controle cambial e fiscal, o que não justifica a avaliação negativa por parte agência. 
 
Para os deputados, o desempenho da economia brasileira, mesmo no momento de crise que dominou o mercado internacional em 2008, já apresentava solidez nos seus fundamentos econômicos. Os petistas refutam a avaliação e acrescentam que ela vem de “uma agência sem credibilidade e que desconhece a realidade brasileira”.
 
A Standard & Poor’s reclassificou na segunda-feira (24), a nota da dívida brasileira de BBB para BBB- em grau de investimento, com perspectiva estável. Segundo a S&P o rebaixamento se deu porque  houve combinação de deterioração fiscal, com  perspectiva fraca na execução fiscal diante de um baixo crescimento nos próximos anos”.
 
Para o líder do PT, a decisão da agência é inconsistente e está distante do quadro positivo da nossa economia. “Todos os indicadores econômicos do Brasil, além de refletirem a estabilidade de uma política econômica de desenvolvimento e de distribuição de renda, mostram que o Brasil conseguiu enfrentar as crises internacionais e os problemas nacionais”, enfatizou.
 
De acordo com líder petista, o Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, cresceu 2,3% em 2013, em comparação ao ano de 2012. Vicentinho lembrou ainda que o PIB brasileiro, por exemplo, só perdeu no desempenho para a China, que cresceu 7%. O PIB Brasileiro que atingiu o patamar de 2,3% ficou acima do PIB  da Alemanha 0,4%; do Reino Unido e Estados Unidos 1,9% cada e, do Japão que ficou em 1,6%. 
 
O deputado Ricardo Berzoini avaliou que no Brasil não existe problemas de ordem fiscal ou cambial. Para ele, além de honrar todos os compromissos, a situação de risco do Brasil é baixa em relação a outros países. Berzoini afirmou que a posição da agência “é, no mínimo, uma postura interessada em provocar um movimento negativo no mercado. Essa agência já demonstrou que não tem compromisso com a realidade”, afirmou. 
 
Ricardo Berzoini lembrou que em 2008 a agência Standard&Poor´s avaliou o banco de investimento Lehman Brother’s com nota AAA e o banco quebrou.
 
“Esse exemplo mostra a falta de credibilidade dessa agência. O que não nos permite dar crédito a uma agência com esse perfil”, observou. 
 
Mercado –  O deputado Newton Lima informou que o mercado “reagiu bem”  à decisão da Standards &Poor’s.  De acordo com ele, a Bovespa abriu em alta, o dólar e os juros futuros apresentaram queda. 
 
O petista também colocou em xeque a isenção da agência. “Não tenho ilusões de que essas agências de risco sejam realmente isentas ou livres de erros. Acho que elas têm sido muito mais “pessimistas” com o Brasil do que com outros países e instituições, como ficou visível na crise de 2008”, observou Newton Lima.
 
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, questionou a decisão da Standard & Poor’s e a classificou de “estelionatária”. “O que vem a ser isso, essa decisão das agências? Que significado isso tem? Isso é coisa de estelionatários. Eles, na verdade, participaram de um estelionato na crise de 2008”, 
 
Processo – A Agência Standard & Poor’s está sendo processada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos porque é considerada a principal responsável pela fraude na crise do subprime que ocorreu em 2008. Segundo o governo norte-americano, a agência de risco não levou em consideração fragilidades dos investimentos em produtos financeiros hipotecários no período que antecedeu a crise econômica de 2008.
 
A indenização que foi estipulada em cerca de 737 milhões de euros se arrasta há mais de três anos nos tribunais americanos.
 
Benildes Rodrigues 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também