Em discurso na Tribuna da Câmara, na quarta-feira (9), deputados da Bancada do PT cobraram sensatez da oposição e responsabilidade com o Brasil. Para Givaldo Vieira (ES), João Daniel (SE) e Valmir Assunção (PA) o país não pode ficar a mercê de setores da sociedade que não aceitam o resultado eleitoral de 2014 e insuflam manifestações golpistas pelo país. Eles defenderam o direito de manifestação dentro da legalidade democrática, sem incitação à violência conforme pregam lideranças do PSDB.
“Essa oposição só pensa no poder e quer chegar a ele de qualquer forma, destruindo o governo e, se for preciso, destruindo o Brasil. Eles não têm responsabilidade. O que nós precisamos aqui é de serenidade”, recomendou Givaldo Vieira.
O deputado acredita que para o Brasil sair da crise as decisões precisam ser tomadas com sensatez para o enfrentamento das dificuldades.
“A responsabilidade precisa ser posta nesta Casa. Nós precisamos sair desse palanque eleitoral de 2014, do qual eles não saíram até hoje, e acabar com essa luta insana, que vai acabar derrubando o Brasil”, alertou o deputado capixaba.
Manifestação – “Conclamo aqueles que vão participar da manifestação e querem estimular o golpe a refletirem sobre o que é o nosso país depois dos 13 anos governados pelo PT, governados pelo 13, que tirou o Brasil da miséria”, disse João Daniel.
Ainda, lembrou o deputado que num passado recente, em que o país foi governado pelo PSDB, não havia combate à corrupção, quando as mazelas que corroíam o país eram colocadas embaixo do tapete. “Antes do 13, era o tapetão. Era para esconder a corrupção. Era para esconder a safadeza. Era para acobertar. Era para tirar procurador, expulsar delegado da Polícia Federal. Agora, é apuração e punição”, apontou o deputado.
Em seu pronunciamento, o deputado Valmir Assunção defendeu o direito à manifestação. Para ele, a democracia permite que todos tenham seus direitos e eles sejam respeitados. “Do mesmo jeito que o PSDB está dizendo que vai fazer manifestação no dia 13, os sem-terra, ou quem quer que seja que sempre estiveram na rua, têm o mesmo direito de fazer manifestação. Onde está o problema?”, questionou o petista em referência à ameaça feita pela oposição que disse que se o PT se manifestar nas ruas no dia 13, haverá “guerra”.
“Quem quer provocar uma guerra neste país é o PSDB e aqueles que não respeitam a democracia, que não reconhecem a vitória da Presidente Dilma, que não reconhecem o resultado da eleição. São esses que querem romper com o processo democrático e, ao mesmo tempo, criar um clima de terror no Brasil”, advertiu Valmir Assunção.
Benildes Rodrigues
Fotos: Salu Parente