Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta quarta-feira (28) para reiterar o apoio às políticas econômicas e sociais implementadas pelos governos do PT, com geração de emprego e renda, e que, de acordo com eles, permitiu mudar completamente a situação do povo brasileiro. Os petistas criticaram a tentativa da oposição de criar “clima de caos” no país ao se manifestar Contra o Brasil e a Copa do Mundo .
O deputado Francisco Chagas (PT-SP) afirmou que o governo Dilma tem absoluto controle de todas as políticas macroeconômicas. “Diferentemente do período em que a oposição governou este País, nós temos um cenário de controle inflacionário, de reservas cambiais como jamais visto. Vivemos uma situação em que o Brasil prioriza especialmente aquilo que o povo brasileiro acha fundamental, como a geração de empregos — mais de 20 milhões de empregos foram criados e mantidos durante todo o período dos governos Lula e Dilma”.
De acordo com Francisco Chagas, a oposição tenta criar um cenário de caos. “São críticas e ataques verbais contra a Petrobras, afirmações infundadas de que há descontrole cambial e redução da economia. No entanto, o Brasil continua gerando mais empregos do que gerou nos anos em que a oposição governava. Mesmo assim, a mídia e a oposição tentam criar um cenário de caos, como se o caos fosse bom para o povo brasileiro”, afirmou.
Para o deputado Josias Gomes (PT-BA) a oposição tenta desmoralizar o Brasil e, por isso, é contra a realização da Copa do Mundo de Futebol no país. “Os eternos pessimistas já começaram a se manifestar contra o Brasil e a Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano. Essa gente busca um só objetivo que é o de tentar desmoralizar o Brasil perante o mundo e são incapazes de avaliar o quanto a Copa do Mundo fará bem à economia do país”, destacou Josias Gomes.
O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) disse que é preciso receber bem os turistas que estarão no país para a Copa do Mundo. “. Esperamos que as manifestações ocorram da forma mais democrática e ordeira possível, pois é direito das pessoas se manifestarem, mas precisamos receber os turistas também de maneira ordeira”, disse.
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) defendeu manifestações sem destruição. “É preciso ter pauta, ter objetivo”. Ele citou manifestação pacífica realizada por jovens da cidade de Barra Mansa (RJ) em 2013 reivindicando a instalação de uma universidade pública no município. “Valeu a pena a luta. Eles conseguiram esse objetivo, conseguiram agregar setores da sociedade, porque era um movimento que tinha um objetivo e não era para destruir”, destacou o petista.
Gizele Benitz