Petistas defendem metas para spreds bancários

Deputados do PT elogiaram as medidas adotadas pela equipe econômica do governo para reduzir as taxas de juros praticadas no País e defendem a aprovação do projeto de lei (PL 5258/09), de autoria dos deputados Pedro Eugênio (PT-PE) e Ricardo Berzoini (PT-SP) e do ex-deputado Cláudio Vignatti (PT-SC), que institui Metas para a Margem Bancária a ser operada pelo Banco Central. “O objetivo é estimular a concorrência interbancária na determinação da margem de intermediação bancária (spread)”, explicou Pedro Eugênio.

O deputado acrescentou que, além de criar metas para redução do spread, a proposta estabelece bônus para as instituições financeiras que a alcançarem. “Ficam definidas também  sanções para os bancos  que  não cumprirem  a redução dos  spreads”, acrescentou.

Ricardo Berzoini também vê como oportuno o momento para que a Câmara aprove o projeto. O ideal,  acrescentou, é que o Banco Central tenha uma lei para estabelecer metas para os spreads –  diferença entre os juros pagos na captação de recursos e os juros cobrados nas operações de empréstimo.

Os spreads, segundo Pedro Eugênio, têm sido entraves do desenvolvimento econômico do País. “Ele reduz consumo e investimento no mercado de bens e consumo que precisa de financiamento bancário.  Isso, sem falar das empresas que precisam de capital de giro, e ficam impossibilitados de obter empréstimo pelas altas taxas cobradas”.  Pedro Eugênio enfatizou que o cenário econômico com estímulo à produção e com inflação sob controle  favorece oportunidades positivas para  novas  reduções das taxas  de juros e dos serviços.

O deputado Cláudio Puty (PT-PA), integrante das comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico, elogiou as medidas do governo. “A redução dos juros incentiva o consumo, protege a indústria nacional e equilibra a balança comercial”. Ele defende também a redução dos spreads. “ A redução das taxas de juros, puxadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, mostraram que os bancos podem perfeitamente baixar suas margens de lucro”, afirmou Puty.  Ele acrescentou que a presidenta Dilma Rousseff foi muito bem-sucedida na sua investida.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também