Petistas defendem mais fiscalização e legislação rigorosa contra corrupção

praciano e maia_D1Parlamentares do PT defenderam nesta sexta-feira ( 12) a adoção de uma série de medidas para combater crimes de corrupção que há décadas mancham a imagem do Brasil. Os parlamentares também apoiam iniciativa do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), de envolver os veículos de comunicação da Casa em uma campanha massiva sobre a importância de se combater a corrupção no País.

Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que integra a Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, o Brasil não tolera mais o mau uso dos recursos públicos, nos âmbitos municipal, estadual e federal. “O desafio da Câmara é colocar um ponto final e colaborar para um maior controle e fiscalização, a fim de evitar que novos casos de corrupção continuem acontecendo impunemente no País”, disse. “O aumento de penas é importante, mas precisamos também aumentar a fiscalização e o controle para que os casos de corrupção sejam descobertos, cheguem aos tribunais e as punições possam ser aplicadas “, frisou.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) defendeu a participação da sociedade e dos partidos políticos no debate. “Muitas vezes, a ideia passada para a opinião pública é que existe corrupção em tal local, num tal segmento ou num tal partido. Como se fosse uma questão que não permeia a cultura brasileira e a de outros países”, observou. Segundo ela, na medida em que se tem uma campanha de combate à corrupção, “temos também a contribuição da sociedade para evitar o desvio de comportamento tanto nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como da própria sociedade civil”.

O coordenador da Frente, deputado Francisco Praciano (PT-AM), lembrou que a Câmara não pode responder apenas quando é pressionada pela sociedade como aconteceu na campanha “Ficha Limpa”. “A Casa tem que reagir e votar projetos de combate à corrupção que estão parados nas Comissões Permanentes e nas gavetas parlamentares. Já encaminhei as 27 proposições- 14 principais e 13 apensadas- aos líderes partidários para que sejam incluídas na pauta de votações da Câmara.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), da Comissão de Legislação Participativa (CLP), afirmou ser favorável a que os veículos de comunicação da Câmara participem de uma campanha de combate à corrupção do País. “Acho que a Câmara pode e deve participar. O tema merece um combate permanente”. Ele sugeriu que a CLP, que completou 10 anos, na última quarta-feira (10), abra espaço para contribuições da sociedade e manifestações da Câmara sobre os acontecimentos que envolvam agentes públicos e privados.

Proposta – A assessoria de gabinete da presidência da Câmara está analisando a possibilidade de realizar uma campanha institucional sobre a importância de se combater a corrupção. A proposta foi apresentada ao presidente Marco Maia durante encontro com integrantes da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, na última terça-feira (9).

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também