Petistas defendem fortalecimento de políticas para indígenas

diadoindio_sessaosolene2A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou nesta terça-feira (19) que a bancada do PT na Câmara trabalha para dar voz aos povos indígenas no Parlamento.

Benedita, que participou de sessão solene promovida pela Câmara em homenagem ao Dia Nacional do Índio, comemorado hoje, defendeu o fortalecimento das políticas públicas de reconhecimento de terras indígenas, preservação da cultura, inclusão social, saúde e educação. Durante a audiência, que contou com ampla participação da comunidade indígena e de entidades ligadas ao segmento, foi entoado o Hino Nacional em Tupi Guarani.

“Esta é uma rica oportunidade de expressarmos a admiração aos nossos índios e também a nossa preocupação com suas necessidades. Divididos em mais de 220 povos, falando mais de 170 línguas diferentes e espalhados por todo o imenso território brasileiro, os índios merecem uma atenção especial não só nesta data, mas também todos os dias.

Queremos que as vozes destes guerreiros encontrem eco nesta Casa. Esse é o nosso compromisso”, ressaltou Benedita, que representou a bancada do PT na solenidade.

A petista denunciou a violência contra a população indígena nacional que, segundo a parlamentar, está intimamente ligada aos conflitos pelo direito a terra. Segundo Benedita, somente em 2009 foram registrados casos de violência contra indígenas em 1/3 do território nacional. “Somente neste período tivemos a ocorrência de 60 tentativas de assassinatos, 16 casos de homicídios, 13 ameaças de morte, 37 vítimas de lesão corporal, 12 casos de homicídio culposo, 13 vítimas de atropelamentos, envolvendo pedestres, ciclistas e moto e 19 casos de suicídios. Nossos índios estão sendo vítimas do descaso, da ambição, da omissão e da tirania de muitos”, denunciou.

Saúde indígena – O deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) parabenizou a comunidade indígena pela passagem da data e ressaltou a importância da criação da Secretaria Nacional de Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde. A secretaria, que foi criada me abril do ano passado, assumiu as atribuições do Departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Gabriel Guimarães reivindicou a instalação de duas novas representações da Funai (Fundação Nacional do Índio) no território mineiro. “Minas Gerais é único estado que não tem em sua capital uma sede da Funai. Precisamos de uma representação na capital e no norte do estado para que populações indígenas possam se comunicar de uma forma mais direta”, afirmou.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) referiu-se à temática da preservação ambiental e parabenizou as comunidades indígenas pela forma harmoniosa com a qual lidam com os recursos naturais. “Temos muito mais a aprender com os índios do que eles conosco. Os indígenas tratam a mãe natureza de uma maneira muito especial, eles sim sabem o que é preservar”, afirmou.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também