Petistas defendem consciência ambiental

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal promovem a Semana do Meio Ambiente 2017 que inclui cursos sobre a legislação ambiental e três seminários sobre temas como: meio ambiente, direito do consumidor, água, reciclagem, dados de conservação, desenvolvimento sustentável e agenda 2030.

Como parte das atividades que compõem essa semana comemorativa, a Câmara realizou uma sessão solene nesta segunda-feira (5). O presidente da comissão de Meio Ambiente da Casa, deputado Nilto Tatto (PT-SP) presidiu a sessão. Ele explicou que o objetivo é trazer as questões ambientais para o centro das atenções. “Precisamos criar eventos que levem à conscientização da sociedade e à tomada de ações em favor da preservação da natureza” enfatizou.

Segundo o deputado, a sociedade brasileira passa por um grave momento de crise econômica e política. “Vários setores estão se aproveitando para colocar a pauta do meio ambiente como moeda de troca para as reformas Trabalhista e Previdenciária, em detrimento da agenda ambiental, anulando os direitos conquistados pela sociedade”, afirmou.

Já o deputado Léo de Brito (PT-AC) lembrou que a agenda ambiental vem mobilizando cada vez mais os países. “Ao mesmo tempo em que a população ganha consciência ambiental, são implantadas políticas neoliberais no mundo e, sobretudo, uma cultura imediatista, individualista e hiperconsumista em que os interesses econômicos estão se sobrepondo aos interesses ecológicos”, denunciou.

Na avaliação da deputada Erika Kokay (PT-DF), lutar pelo meio ambiente significa lutar por um direito humano. “Vivenciamos um golpe que se instalou no Congresso e em todos os setores da sociedade. Ele vem se espalhando e enfraquecendo todos os direitos dos cidadãos, inclusive, o direito de uma vida saudável e um meio ambiente sustentável”, disse.

Vários debates estão previstos esta semana na Câmara promovidos pela Comissão de Meio Ambiente e pela Frente Parlamentar do Meio Ambiente.

Ainda, neste mês, serão realizadas atividades temáticas, sempre às sextas-feiras, nos dias 9, 23 e 30. Nessas datas, os visitantes poderão conhecer o cultivo de plantas e a produção de compostos orgânicos utilizando resíduos vegetais coletados pelos serviços de manutenção, resultando em importantes insumos para as áreas verdes da Casa.

Layla Andrade, Estagiária PT na Câmara.

Foto: Antônio Augusto, Câmara dos Deputados.

Tags: meio ambiente, Nilto Tatto, Erika Kokay, Leo de Brito, PT, Congresso Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também