Os deputados José Guimarães (PT-CE) e Luiz Sérgio (PT-RJ ) criticaram, na noite de quarta-feira (7), a aprovação, pelo plenário da Câmara, da Medida Provisória (MP 745/16) que autoriza o Banco Central a comprar, sem licitação, papel moeda e moeda metálica fabricados fora do país por fornecedor estrangeiro.
O deputado José Guimarães, que foi líder do Governo Dilma na Câmara lembrou que, no governo legítimo, “todas as vezes em que a Casa da Moeda do Brasil era consultada sobre se ela teria condições de emitir, a Casa da Moeda dizia que era autossuficiente e não tinha problema nenhum”, lembrou.
Guimarães disse que a Casa da Moeda, agora, não foi consultada sobre a MP. “Nem ela está concordando com essa lei que está sendo aprovada aqui. Há algo de estranho”. Para ele, a MP é uma afronta à soberania nacional e, sobretudo, à Casa da Moeda, que não necessita desse tipo de lei.
Já o deputado Luiz Sérgio lembrou o impacto nos empregos. “É incompreensível que, depois de sucessivos meses de queda do Produto Interno Bruto, sucessivos meses de aumento do desemprego em nosso País — e qualquer país estaria tomando uma posição de fortalecer sua cadeia produtiva e seus empregos —, aqui nós estamos tomando uma decisão de exportar emprego, tirando a capacidade da Casa da Moeda de gerar o seu papel e de dar continuidade a uma cadeia produtiva de emprego e renda para o nosso povo e nossa gente”, alertou.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara